domingo, 5 de julho de 2015

Arroz de Braga

Todos os países que consomem arroz têm receitas nas quais esse vegetal aparece combinando com aves, frutos do mar e assim por diante. Os arrozes feitos com frango, as galinhadas e que tais são mais do que atraentes, como mostra este arroz de Braga, um legítimo prato português nascido nas cozinhas brasileiras. Talvez algum português dessa cidade do Norte de Portugal tenha tido a felicidade de combinar os ingredientes e a receita tenha sido batizada com o nome de sua cidade de origem. A origem dos pratos é sempre meio nebulosa. A vitela à milanesa, provavelmente é de inspiração austríaca (wiener schnitzel). O camarão à grega nunca passou perto da Grécia e assim por diante. O importante é o paladar. Esses pratos ficaram populares porque o pessoal gosta deles. O fato é que se alguém pede por arroz de Braga em Portugal e até mesmo em Braga, cidade histórica do Minho, os garçons se divertem. Afinal, não há esta receita nos menus do país. Quanto ao vinho, nunca é demais. Talvez colocar um pouco no começo e deixar evaporar, como nos risotos. Um copo na panela e outro na taça vão melhorar a receita. :)

Ingredientes: 

3 xícaras de arroz;
6 xícaras de água;
1 xícara de vinho branco seco;
2 colheres (sopa) de azeite;
3 colheres (sopa) de óleo de milho;
2 cebolas picadas;
3 dentes de alho;
2 folhas de louro;
3 a 4 ramos de tomilho fresco;
1 pimenta dedo-de-moça grande picada;
300 g de bacon;
2 linguiças calabresa em rodelas;
2 paios em rodelas;
800 g de costelinha de porco salgada ou defumada (deixar na água de véspera (trocar a água por 3 vezes);
1/2 repolho médio ou 1 pequeno;
3 tomates picados sem pele;
Cheiro-verde picado; sal e pimenta-do-reino a gosto.

Modo de preparo

Dessalgue previamente a costela aferventando-a por três vezes, sempre trocando a água por outra também fervente. Reserve. Em uma panela coloque o bacon e deixe fritar em sua própria gordura. Retire e reserve. Nessa gordura, frite a calabresa e o paio. Retire e reserve. Acrescente a costelinha já dessalgada e deixe fritar um pouco. Reserve. Refogue bem nessa gordura a cebola picada, o alho picado, o louro, o tomate e a pimenta dedo-de-moça. Acrescente a esse refogado a calabresa, o bacon, a costela, o arroz e o vinho. Deixe ferver. Coloque as 6 xícaras de água fervendo, o tomilho, o sal, a pimenta-do-reino e o repolho em gomos. Abaixe o fogo e tampe a panela. Quando estiver quase seco desligue. Se achar necessário coloque um pouco mais de água. No final coloque a salsinha picada e mexa com um garfo grande para misturar.

Dicas: para acompanhar faça um vinagrete de cebola com pimenta dedo-de-moça, orégano fresco, salsinha, sal e vinagre de álcool, sirva em uma molheira à parte.












Vai muito bem com um Cabernet Sauvignon ou Merlot brasileiro, normalmente ligeiros e com pouco tanino, como acompanhamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário