sexta-feira, 3 de abril de 2015

Torta de Santiago

A Torta Santiago é o doce mais tradicional de Santiago de Compostela. Os peregrinos, ao concluírem o Caminho, quando chegam à cidade, têm de prová-la. Faz parte da tradição. Feita com amêndoas, ela leva poucos ingredientes. É bem leve, pois não leva gordura. Uma delícia para uma sobremesa mais requintada.












Ingredientes:

6 ovos grandes (60g cada), claras e gemas separadas
1 pitada de sal
1 ¼ xícaras (250g) de açúcar cristal
raspas da casca de 1 laranja
raspas da casca de 1 limão siciliano
1 colher (sopa) de Amaretto
1 colher (chá) de extrato de baunilha
2 ¼ xícaras (225g) de farinha de amêndoas
Açúcar de confeiteiro para polvilhar

Modo de preparo:

Pré-aqueça o forno a 180°C. Unte com manteiga e enfarinhe uma forma redonda desmontável de 28 cm de diâmetro.
Na tigela grande da batedeira, com o batedor de arame, bata as claras e o sal até que picos firmes se formem. Transfira as claras para outra tigela, lave e seque a tigela da batedeira e o batedor. Novamente usando a batedeira, bata as gemas e o açúcar cristal até obter um creme claro e homogêneo. Junte as raspas de laranja e limão, o Amaretto e a baunilha. Acrescente a farinha de amêndoas e bata bem.
Com o auxílio de uma espátula, incorpore as claras à massa, misturando de baixo para cima – a massa é bem espessa. Despeje na forma preparada e alise a superfície. Asse por cerca de 40 minutos ou até doure e esteja firme ao toque (faça o teste do palito).
Deixe esfriar completamente na forma, sobre uma gradinha, antes de desenformar.
Antes de servir, polvilhe com açúcar de confeiteiro. Se quiser, corte a cruz de São Tiago de Compostela, que você encontra na internet para imprimir, faça um molde, coloque no centro do bolo e polvilhe o açúcar de confeiteiro, retire o molde com cuidado.

Nota: Fiz ¾ da receita acima usando uma forma de 20 cm de diâmetro, com fundo removível (de alumínio comum); forrei o fundo da forma com um círculo de papel manteiga e untei e enfarinhei o papel também.

Nenhum comentário:

Postar um comentário