domingo, 8 de fevereiro de 2015

Chipa

Domingo é dia de saborear as delícias na casa da da vovó. Começa no café da manhã, quentinha, saída do forno, é uma delícia. A descrição mais comum de chipa é esta: o pão de queijo paraguaio. Mas será que o pão de queijo não é a chipa brasileira? Não seria impossível, já que a base é a mesma: polvilho e queijo. O fato é que o mineiro, que leva óleo na massa e polvilho escaldado, é mais popular no país do que o de origem guarani, que tem menos passos no modo de preparo e leva manteiga. Servir para a visita que chegou de última hora à tarde, é imbatível. Isso não quer dizer que você precisa correr pra cozinha amassar polvilho. Ela congela super bem crua, já moldada no formato, e assa em menos de meia hora.

Ingredientes:

4 ½ xícaras (chá) de polvilho doce
3 xícaras (chá) de queijo de meia-cura ralado
100 g de manteiga em temperatura ambiente
2 ovos
1 xícara (chá) de leite
1 colher (chá) de sal

Modo de preparo:


Pré-aqueça o forno a 200 °C e forre 2 assadeiras retangulares grandes de 24 x 36 cm com papel-manteiga.
Numa tigela, bata levemente os ovos com um garfo (apenas para misturar). Em outra tigela, misture com as mãos o polvilho doce, o queijo meia-cura, a manteiga e o leite. Como o queijo pode vir mais salgado, prove antes de colocar o sal. Junte à mistura os ovos batidos.
Com as mãos, trabalhe a massa até que fique uniforme e desgrude dos dedos (misture bem, mas não precisa sovar).
Separe um pedaço de massa do tamanho de uma bola de pingue-pongue. Com a mão, sobre a bancada limpa, faça movimento de vaivém até formar um rolinho de cerca de 1,5 cm de espessura. Em seguida, dê o formato de ferradura e transfira para a assadeira. Repita o processo até terminar toda a massa. Se quiser congelar, cubra a assadeira com filme e, depois de 6 horas, transfira os biscoitos para sacos plásticos.
Leve ao forno preaquecido e asse por 15 minutos ou até dourar. Se a massa estiver congelada, pré-aqueça o forno a 220 ºC e deixe assar por 25 minutos.





A sobremesa fica por conta das Tortinhas de Chocolate e para o lanche da tarde Bolo de Laranja,
ambas as receitas você encontra aqui no blog. ;)















Fonte: D. Arlete Chaves para o Panelinha

Nenhum comentário:

Postar um comentário