sábado, 11 de outubro de 2014

Brigadeiro Gourmet de Doce de Leite

Minha homenagem ao Dia das Crianças, com outra versão do docinho brasileiro mais clássico que existe! Esses redondinhos cremosos da minha infância me remetem aos  aniversários de família. Não existia essa moda de brigadeiro de colher, nem direto da panela não… Só comíamos essas gostosuras depois de devidamente enrolados, passados nos granulados, e colocados em suas forminhas. O problema era conseguir parar. Porque, né…


Pras minhas crianças eternas do coração: filhos, neto, sobrinhos, sobrinhos-netos, filhos e netos de amigos… e todas com quem convivi e convivo… <3




Ingredientes:

1 lata de leite condensado cozido por 40 minutos em panela de pressão
1 caixa de creme de leite
1 lata de leite condensado
1/2 xícara de leite Ninho em pó (instantâneo)
20 g de manteiga
250 g de chocolate ao leite derretido
Confeitos coloridos ou chocolate branco ralado para envolver os docinhos   

Modo de preparo:

Numa panela misture com o fouet, o leite condensado com o leite em pó.
Em seguida, acrescente o doce de leite e misture. Os pedacinhos que ficarem, se dissolverão no fogo.
Por último a manteiga e o chocolate branco derretido.
Leve ao fogo médio e mexa sempre, até dissolver.
Quando começar a ferver, abaixe o fogo e não pare de mexer. Eu costumo alternar o fouet e uma espátula de silicone. Um pra não empelotar (serve pra todos os docinhos), e a espátula pra não deixar grudar no fundo e nas bordas da panela.
Lembre-se que ele firma quando esfriar.
Coloque o brigadeiro num prato raso, untado com manteiga, espere amornar.
Cubra com plástico filme e espere esfriar completamente para enrolar.

- Gosto de granulados de chocolates de boa qualidade. Costumava comprar os da Kopenhagen, mas, infelizmente tiraram de linha. Dos brasileiros o da Pan é o mais saboroso.
- Dos importados, uso o Callebaut, belga, à venda em algumas lojas de artigos para confeitaria. Meio-amargo e ao leite, em forma de quadradinhos.
- Uso também uns flocos de chocolate ao leite, maiores, de uma marca alemã que encontrei à venda, pra dar uma variada no visu…
- Os outros, coloridos, etc., não são realmente gostosos, mas vale a brincadeira pelas crianças.
- Esta massa, por levar creme-de-leite e chocolate derretido, demora mais a açucarar, permitindo uma maciez maior, mesmo conservado  em temperatura ambiente. Mesmo assim, sempre recomendo, se não guardar em recipiente fechado na geladeira, ao menos cobri-los com papel alumínio para que não ressequem/açucarem. Este é o pecado maior dos brigadeiros…
- Valem aqui as dicas de variações: uma cerejinha dentro, ou algumas nozes/amêndoas/pistaches moídos e também cobrindo a massa com chocolate derretido; enfim, fica ao seu gosto pessoal.
- Mas, lembrando que este em particular que é para o Dia das Crianças, deixar a textura e o visual ao gosto delas, é prioridade!
- No blog você encontrará outras receitas deste e outros docinhos tão queridos pelas crianças e adultos...tem até o brigadeiro de creme brulée que é divino...com aquela casquinha levemente tostada. Crocante por fora e por dentro um creme divino. Hummmm...

Nenhum comentário:

Postar um comentário