quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Bolo de Banana Caramelada de Liquidificador

Se eu precisasse fazer uma lista com os 10 melhores bolos do mundo, ou pelo menos do meu mundo, certamente incluiria este, que ganha a gente pelo aroma e traz no sabor a lembrança de infância, quando as famílias preparavam o bolo para receber a visita dos parentes e amigos. Para mim, ele sempre vem recheado de sorrisos largos e abraços apertados. :) 











Ingredientes:

Massa:

4 ovos inteiros
1 1/2 xícara de açúcar
1/2 xícara de óleo
1 xícara de leite
2 xícaras de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento em pó
Canela e cravo em pó, a gosto (opcional)

Calda e Cobertura:

1 xícara/200 g açúcar refinado
½ xícara/125 ml de água
5 a 6 bananas nanicas


Modo de Preparo:

Bata os ovos, o óleo e o leite no liquidificador. Junte o açúcar, a farinha e por último o fermento, bata mais um pouco. Eu adicionei à massa uma colher de café de canela e cravo em pó.

Calda e Cobertura:

Corte as bananas em rodelas de 1,5 cm.  Numa panela, junte o açúcar e a água e misture até o açúcar dissolver, agitando a água o mínimo possível. Leve ao fogo médio, até caramelizar, cerca de 20 minutos. Com a presença de líquido, o açúcar pode cristalizar – isso é uma mudança física normal causada pela agitação. Se acontecer, não se desespere: basta continuar com o fogo baixo, até que o açúcar derreta novamente e caramelize. Se ainda assim as bordas continuarem queimando ou cristalizando, passe um pincel de cerdas macias com um pouco de água na parte de dentro da panela, evitando o contato do pincel com a calda. Isso impede o açúcar queime e atrapalhe todo o processo.  Transfira imediatamente para uma fôrma redonda de cerca de 30 cm de diâmetro e gire até cobrir fundo e lateral. Com cuidado para não se queimar, disponha as bananas preenchendo o fundo da fôrma. Despeje por cima a massa do bolo e leve ao forno por mais ou menos uns 40 minutos. Espere amornar e desenforme.

Nenhum comentário:

Postar um comentário