terça-feira, 2 de setembro de 2014

Frango Assado com Mel e Limão Siciliano

Quando eu era criança frango assado era o almoço de domingo: os acompanhamentos mudavam ocasionalmente - batatas, arroz, macarrão, salada - mas o franguinho era o rei da refeição mais importante do dia. Outros domingos quem reinava imponente era o lagarto recheado com calabresa, cebola, cheiro-verde e cenoura, acompanhado de salada de maionese, arroz e farofa. Aqueles eram dias felizes dos quais sinto saudade. E quando bate a nostalgia, geralmente faço as comidas que a minha mãe cozinhava, e frango assado é uma delas. Este frango fica muito gostoso: crocante por fora e macio e suculento por dentro.

Ingredientes:

4 coxas com as sobrecoxas grandes de frango, com osso e pele (você pode também fazer o frango inteiro)
suco de 2 limões sicilianos + 2 limões sicilianos cortados em 4 (*)
1 colher (sopa) de mel
1 colher (sopa) de mostarda de Dijon
3 dentes de alho, amassados
sal e pimenta do reino moída na hora, a gosto
manteiga amolecida, para preparar a forma

Modo de preparo:

Coloque o frango em uma tigela média. Em uma tigelinha, misture bem com um garfo o suco de limão, o mel, a mostarda, o alho, o sal e a pimenta. Despeje sobre o frango e misture bem para que todos os pedaços fiquem cobertos pela marinada. Cubra com filme plástico e leve à geladeira de um dia para o outro ou por pelo menos 4 horas.
Pré-aqueça o forno a 200°C. Forre um recipiente refratário com uma camada dupla de papel alumínio e unte o papel com a manteiga.
Transfira o frango para o recipiente preparado e despeje sobre a carne a marinada que tiver sobrado. Asse por cerca de 45 minutos/1 hora.
Sirva imediatamente.

(*) Nessa receita, as sobrecoxas são temperadas e levadas ao forno junto com pedaços de limão siciliano, que ficam macios e adocicados depois de assados.


Nenhum comentário:

Postar um comentário