quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Bolo de Ameixa


Pelo menos uma vez por semana tem que ter um bolinho saindo do forno da minha cozinha. Bolo pra mim é indispensável, alegra a minha vida, adoça meu paladar e o meu coração! Esse, bem do jeito que eu gosto, úmido e com pedacinhos de fruta. Você quer um bolinho gostoso pra sua vida também? Então vem comigo, faz essa delícia, você vai adorar!




Ingredientes:

2 xícaras (chá) de açúcar refinado
3 ovos (claras e gemas separadas)
3 colheres (sopa) de manteiga ou margarina
1 xícara (chá) de leite
3 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento em pó químico
Manteiga e farinha de trigo para untar e enfarinhar a fôrma

Calda de ameixa: (*)

½ xícara de açúcar refinado
½ xícara de água
250 g de ameixa seca

Cobertura: (*)

Calda de ameixa (preparada e reservada)
1 lata de leite condensado
1 caixinha de creme de leite (200g)

Modo de preparo:

Calda:

Em uma panela, colocar ½ xícara (chá) de açúcar. Levar ao fogo alto, esperar o açúcar derreter e ficar cor caramelo. Adicionar a água. Dissolver o açúcar na água até obter a consistência líquida. Acrescentar as ameixas. Mexer de vez em quando até adquirir uma calda de ameixa. Retirar as ameixas e reservar a calda. Picar as ameixas e reservar.

Massa:

Na batedeira, bater o açúcar, as gemas e a margarina até obter um creme claro. Aos poucos, juntar o leite, as ameixas reservadas e a farinha de trigo. Adicionar o fermento em pó e bater bem. Bater as claras em neve, e incorporar à massa delicadamente.
Untar e enfarinhar uma fôrma, despejar a massa e levar ao forno médio, pré-aquecido, por cerca de 40 minutos.

Cobertura:

Misturar todos os ingredientes. Levar ao fogo até ferver. Desligar o fogo e esperar esfriar. Colocar a cobertura sobre o bolo, decorar a gosto e servir. 

(*) Se você preferir polvilhe o bolo com açúcar de confeiteiro ao invés de preparar a calda e nesta versão, servirá como um ótimo acompanhamento para um chá ou café da tarde ou da manhã e ficará menos doce. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário