domingo, 8 de junho de 2014

Bolo de Caramelo

Esta delícia tão leve coberta com um caramelo especial, era uma receita que estava guardada à espera de uma ocasião à sua altura. Servi com café num final de tarde frio aos meus amigos queridos e muito especiais. Eles merecem, e eu também!  ;)








Ingredientes:

Massa:

150 g de açúcar mascavo claro
200 ml de creme de leite fresco ou de caixinha 
100 g de manteiga amolecida
150 g de farinha de trigo
2 colheres (chá) de fermento em pó
2 gemas
3 claras
uma pitada de sal
½ vagem de baunilha (ou 1  colher (chá) de essência)
¼ de colher de chá de cardamomo moído

Cobertura toffee:

100 g de açúcar mascavo claro
200 ml de creme de leite fresco ou de caixinha
½ nozes para decorar

Modo de preparo:

Massa:

Pré-aquecer o forno a 180ºC. Untar com manteiga e polvilhar ligeiramente de farinha uma forma com cerca de 24 cm de diâmetro. Abrir a vagem de baunilha longitudinalmente e raspar as sementes com uma faca. Ferver o creme de leite numa panela ou no micro-ondas. Colocar os 150 g de açúcar numa panelinha, em fogo brando, até que derreta completamente. Despejar o creme de leite aos poucos, mexendo bem até que fique um creme homogêneo. Reservar. Bater a manteiga com o açúcar até que fique clara e cremosa. Juntar as gemas, uma a uma, batendo bem entre cada adição. Adicionar o caramelo e as sementes de baunilha, enquanto bate. Juntar a farinha peneirada com o fermento e bater apenas até ligar todos os ingredientes. Bater as claras em neve com uma pitada de sal e incorporar na massa. Colocar a massa na forma e assar por 20-30 minutos ou até que um palito inserido no centro do bolo saia seco. Retirar do forno e deixar esfriar cerca de 10 minutos antes de desenformar

Cobertura:

Ferver o creme de leite numa panelinha ou no micro-ondas. Colocar os 100 g de açúcar numa panelinha, em fogo brando, até que derreta completamente. Despejar o creme de leite aos poucos, mexendo bem até que fique um creme homogêneo. Espalhar o creme sobre o bolo e decorar com as nozes.



Nenhum comentário:

Postar um comentário