quarta-feira, 28 de maio de 2014

Picadinho de Carne

Frio, frio de verdade...coisa que há muito não se via por aqui...
A procura é por comida quentinha, aquela coisa "confort food", comida que aquece a barriga, e a alma e o coração ...Esta receita traz uma rica combinação de ingredientes. O sabor encorpado da carne, a força do vinho tinto, o toque adocicado da cenoura e a farofa simples compõem este prato todo especial.
Cada etapa do preparo faz com que os sabores fiquem apurados, deixando o molho cada vez mais rico. Quanto mais artesanal e caseiro, melhor. O resultado é puro conforto:  a comida de casa primeiro, passar o pão no molho depois.

Ingredientes:

1 cebola grande
1 cenoura média descascada e cortada em cubos
1 talo pequeno de salsão
2 dentes de alho descascados
azeite de oliva
70g de bacon em cubinhos ou picadinho
500g de coxão mole em pedaços pequenos (mas não minúsculos)
1 colher (sopa) de farinha de trigo
sal e pimenta do reino moída na hora
1 colher (sopa) de manteiga sem sal
3 tomates sem pele e sem sementes, picados finos
2/3 xícara (160ml) de vinho tinto – nem o melhor, nem o pior
2 colheres (sopa) de água
1 folha de louro
3 galhinhos de tomilho fresco
1 galhinho de orégano fresco + algumas folhas para servir
Cheiro-verde, a gosto

Farofa:

3 colheres (sopa) de manteiga
1 cebola cortada em meias fatias
1 banana nanica
1 xícara de farinha de mandioca crua

Modo de preparo:

Coloque a cebola, o salsão e o alho em um processador de alimentos e processe até que fiquem bem picadinhos (não deixe ficar muito líquido). Reserve.
Em uma panela grande, aqueça um fio de azeite e frite o bacon até ficar crocante. Retire com uma escumadeira e reserve. Coloque a carne e a farinha em um saco plástico, junte uma pitada de sal e pimenta do reino e misture bem para cobrir todos os pedacinhos de carne com a farinha. Doure a carne na panela (em etapas, se for preciso) até que os pedaços fiquem corados de todos os lados (se necessário, coloque um fio de azeite na panela para dourar a segunda leva). Retire a carne da panela e transfira para uma tigela (a mesma do bacon, para economizar na hora de lavar a louça). :)
Reduza o fogo e junte a manteiga, seguida dos temperos e mais uma pitada de sal e pimenta. Refogue, mexendo ocasionalmente, até amaciar – cerca de 10 minutos. Volte a carne e o bacon à panela, junte os tomates, o vinho, a água e as ervas. Quando ferver, abaixe o fogo, tampe a panela e deixe cozinhar por 2 horas, mexendo de vez em quando. (Dê uma olhadinha depois de alguns minutos e adicione água se necessário). Prove, acerte o tempero. Quando a carne estiver cozida, junte a cenoura e deixe cozinhar até que a carne esteja macia e o molho tenha engrossado. Verifique os temperos e desligue o fogo. Antes de servir salpique com algumas folhas de orégano fresco e cheiro verde picadinho.

Farofa:

Dourar a cebola na manteiga, adicionar a banana, a farinha mexendo sempre em fogo baixo até estar levemente dourada, ajustar com sal e servir com o picadinho.


Nenhum comentário:

Postar um comentário