sexta-feira, 2 de maio de 2014

Cranberry Coffeecake com Cobertura Streusel

Como o próprio nome indica, delícias para serem servidas com café, seja de manhã, ou no lanche da tarde. Bolos geralmente macios, com recheio de frutas, nuts, ou aromatizados com algum tipo de especiaria. Comum em quase todas as receitas de Coffecake, a cobertura streusel neste caso foi substituída por uma "chuva" de açúcar de confeiteiro, tornando o bolo ainda mais leve. Receita do famoso, e para mim indispensável Starbucks Coffee, adaptada com o que eu tinha em mãos.










Ingredientes:

2 xícaras de cranberries congeladas - eu usei cranberries secas e hidratadas na mesma quantidade
1 3/4 xícaras de açúcar granulado
2 xícaras de farinha de trigo
2 colheres de chá de fermento em pó
3/4 de colher de chá de sal 
1/2 xícara de manteiga sem sal, amolecida
2 ovos grandes
1 colher de chá de baunilha
1/2 xícara de leite integral

Cobertura Streusel:

6 colheres (sopa) – 60g – de farinha de trigo
6 colheres (sopa) – 75g – de açúcar mascavo claro – aperte-o na colher na hora de medir (se não for pesar)
3 colheres (sopa) – 42g – de manteiga sem sal, amolecida
¼ colher (chá) de canela em pó

Ou:

Açúcar de confeiteiro peneirado

Modo de preparo:

Pré-aqueça o forno a 180°C.
Coloque as cranberries com 1/2 xícara de açúcar granulado em um processador de alimentos (modo pulsar) até que esteja finamente picado (mas que não vire um purê). 
Transfira para uma peneira e deixe escorrer enquanto prepara a massa.
Peneire a farinha, o fermento e o sal.
Bata a manteiga com o restante do açúcar (1 1/4 xícara) granulado em uma tigela grande com a batedeira em velocidade média-alta até formar um creme - cerca de 5 minutos.
Adicione os ovos um de cada vez, batendo bem após cada adição.
Em seguida acrescente a baunilha. 
Reduza a velocidade para baixa e adicione a mistura de farinha e fermento alternando com o leite, e misture até incorporar .
Espalhe um terço da massa uniformemente na forma de bolo inglês(*) bem untada com manteiga, e em seguida, espalhe com uma colher metade das cranberries  uniformemente sobre a massa , deixando uma borda de 1,2 cm ao longo dos lados. 
Cubra com um outro terço da massa e as cranberries restantes , deixando uma borda de 1,2 cm ao longo dos lados, em seguida, cubra com a massa restante. Salpique o streusel reservado sobre a massa e asse até o bolo dourar e ficar firme ao toque, cerca de 40 minutos (faça o teste do palito). Transfira para uma gradinha e deixe esfriar completamente na forma antes de cortar e servir.
Asse no meio do forno até dourar e faça o teste inserindo um palito no centro do bolo - em torno de 40 minutos de forno.
Deixe esfriar na forma por pelo menos 30 minutos antes de desenformar.

Cobertura Streusel:

Numa tigela média, misture a farinha, o açúcar, a manteiga e a canela com as pontas dos dedos até consegui uma farofa grossa; leve à geladeira.

Ou:

Polvilhe com açúcar de confeiteiro antes de servir. 

(*) Você pode também fazer em forminhas individuais como as da foto, para presentear, ou no formato de cupcakes, ficam uma graça ;)
















Fonte: Renata Boechat



Nenhum comentário:

Postar um comentário