domingo, 27 de abril de 2014

Bolo Napolitano de KitKats e M&Ms

Um bolo napolitano delicioso e de um visual incrível para as meninas. Se quiser, pode trocar as cores dos M&Ms  e a fita que envolve os kitkats para uma versão masculina. Mas, com certeza, vai agradar a ambos: meninos e meninas.









Ingredientes:

Massa:

2 xícaras de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento em pó
4 ovos
½ xícara de óleo de milho
2 xícaras de açúcar
1 copo de iogurte natural
1 caixa de gelatina de morango

Recheio brigadeiro de chocolate:

1 lata de leite condensado cozido por 25 minutos na panela de pressão
30 g de chocolate em pó
1 caixa de creme de leite
1 colher (sopa) rasa de farinha de trigo
1 colher (sopa) rasa de manteiga sem sal ou margarina
2 colheres (sopa) de whisky (opcional)

Recheio brigadeiro de morango:


1 lata de leite condensado
1 colher (sopa) de manteiga sem sal
1 colher (de sopa) de gelatina sabor morango
1 caixa de creme de leite
1/3 de xícara de Nesquik (morango)
100 g de chocolate branco, picado
5 colheres de sopa de água (para dissolver a gelatina e o pó de morango)

Cobertura:

400 g de chocolate meio-amargo
1 caixinha de creme de leite

Calda

2 xícaras de leite integral misturado com 2 colheres (sopa) de açúcar. Ferver, esperar esfriar e utilizar.  

Decoração:

16 pacotinhos de kitkat ou dedinhos de chocolate, tubinhos de wafer ou qualquer chocolate em palitos
Confete, M&Ms, balinhas de chocolate ou chocoballs, ou ainda o que quiser do gênero para cobrir
1 fita para arrematar

Modo de preparo:

Massa:

Unte e enfarinhe uma forma de 20 cm de diâmetro. Numa tigela média, peneire a farinha com o fermento e reserve. Ponha no liquidificador: o óleo, os ovos inteiros, o iogurte e o açúcar e bata bem. Acrescente a gelatina e bata até que dissolva. Despeje a mistura na tigela da farinha e misture tudo, com um fuê. Ponha a massa na forma preparada e leve-a ao forno pré-aquecido a 180º, por uns 35 minutos, ou até que passe no teste do palito.

Recheios:

Brigadeiro de chocolate:

Dissolva a farinha de trigo e o chocolate em pó no leite condensado cozido (é bom lembrar que só se deve retirar o leite condensado da panela de pressão, 10 minutos – no mínimo depois de desligado o fogo e retirar o seu conteúdo da lata, no mínimo 2 horas depois de cozido, assim se você tiver pressa, cozinhe de véspera e terá uma boa margem de segurança). Depois de bem dissolvidos a farinha e o chocolate em pó, acrescente a manteiga e o creme de leite e leve ao fogo mexendo bem por uns 20 minutos, ou até que apareça o fundo da panela. O ponto é de um brigadeiro mole. Retire do fogo, espere esfriar e empregue.

Brigadeiro de morango:

Coloque a água numa tigelinha de vidro. Acrescente a gelatina e o Nesquik.  Leve ao micro-ondas na potência máxima por 30 segundos. Reserve. Numa panela misture todos os ingredientes. Leve ao fogo, mexendo até a manteiga derreter e tudo ficar homogêneo. Continue mexendo até desgrudar do fundo da panela. Espere esfriar e empregue.

Cobertura:

Ponha o chocolate e o creme de leite numa tigela e derreta em banho-maria ou no micro-ondas, mexendo de vez em quando, para que o creme fique liso. Espere esfriar e engrossar um pouco (na geladeira o creme engrossa em cerca de 40 minutos à 1 hora) e cubra o bolo.

Montagem:

Depois de assado e frio, divida o bolo em três partes. Ponha a primeira parte do bolo no prato em que vai ser servido. Regue com 1/3 da calda. Espalhe o recheio escolhido sobre ele. Ponha a segunda parte do bolo sobre o recheio e regue com mais 1/3 da calda. Espalhe o segundo recheio sobre ele. Ponha a terceira parte do bolo sobre esse recheio, acertando bem os bolos para que fiquem nivelados e ajustados, uns sobre os outros. Regue com a calda restante e espalhe o restante do creme de chocolate sobre o topo do bolo e laterais, decorando a gosto ou conforme a foto, cuidando para não sujar o prato. Não precisa fazer uma camada muito grossa de creme. Quebre os chocolates, separando os palitinhos, e cole-os por toda a lateral do bolo, bem próximos. Cubra o topo com as balinhas de chocolate, para formar a “piscina” de balinhas. Com a fita, amarre toda a volta do bolo e arremate com um laço.



Nenhum comentário:

Postar um comentário