sábado, 29 de março de 2014

Salada de Bacalhau com Grão-de-Bico

Linda, deliciosa e prática, a salada de bacalhau com grão-de-bico impressiona no paladar. Ótima entrada para um jantar mais elegante ou como prato principal numa noite mais descontraída.











Ingredientes:

500 g de bacalhau dessalgado, cozido e em lascas
500 g de grão-de-bico cozido e sem a pele (*)
1/2 xícara de azeitona preta (e mais para decorar)
1 xícara de tomate picado (e mais 1 fatiado para decorar)
1/2 xícara de pimentão vermelho picado
1 cebola roxa bem picada
3 colheres (sopa) de salsinha picada

Molho:
2 colheres (sopa) de suco de limão
1/2 xícara de azeite de oliva extra virgem
Sal e pimenta-do-reino a gosto
1 maço grande de rúcula (opcional)

Modo de preparo:

Leve ao fogo uma panela grande com bastante água. Quando a água ferver, coloque as postas de bacalhau e deixe por cinco minutos. Repita esse procedimento por mais duas vezes ou até que as lascas do bacalhau comecem a se soltar. Limpe todos os espinhos e pele das postas, separando-as em lascas e reserve. Em uma tigela grande, misture todos os ingredientes da salada. Emulsione os ingredientes do molho e despeje sobre a salada. Forre uma saladeira com folhas de rúcula (opcional) e coloque a salada de bacalhau no meio. Decore com azeitonas e o tomate fatiado.

(*)Deixe os grãos de molho no dia anterior. Algumas pessoas ao comer grão de bico podem ter dores abdominais e inchaço. Isso acontece porque o grão não foi fermentado, gerando os gases!  Todos os grãos contém fitatos (ácido fítico) na sua camada mais externa. Os fitatos impedem a absorção de minerais como o cálcio, magnésio, cobre, ferro e o zinco no trato intestinal. É por isso que uma dieta rica em grãos integrais não fermentados pode levar a deficiências dessas substâncias e ainda causar problemas como a síndrome do intestino irritado, por exemplo.

Deixar os grãos de molho neutraliza a ação do ácido fítico. A recomendação é que se deixe  um mínimo de 7 horas de molho em água com algumas gotinhas de limão para fermentar os grãos e de quebra aumentar seus benefícios nutricionais!

Após o processo de hidratação, retire a pele do grão de bico. Descarte a água, coloque os grãos dentro de uma fronha de algodão branca (usada somente para essa finalidade e lavada separada da roupa do dia a dia, sem alvejantes). Deslize o rolo de macarrão sobre a fronha com uma leve pressão e despeje os grãos numa tigela grande com agua fresca. As cascas sobem à superfície. Quanto às cascas mais rebeldes, estas devem ser retiradas pressionando os grãos de leve com a ponta dos dedos. Coloque o grão de bico para cozinhar na panela de pressão, com água suficiente para cobrir 4 dedos da leguminosa. Acrescente sal a gosto, um fio de azeite e cozinhe o grão de bico por cerca de 15 minutos, contados a partir do momento em que a panela pegar pressão. Se quiser o grão mais durinho (ideal para saladas e cuscuz), deixe cozinhar por 10 minutos e se desejá-lo desmanchando (bom para o homus e falafel) deixe cozinhar por 20 minutos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário