sexta-feira, 21 de março de 2014

Caesar Salad

Criada pelo Chef italiano Caesar Cardini, em Tijuana, no México, a crocante e suculenta Caesar Salad conquistou os Estados Unidos. E, para ganhar o mundo, foi só um piscar de olho. Scusate Chef, mas não seria eu se não desse uma repaginada na sua receita ;)








Ingredientes:

Molho:

Primeira parte:

5 filés de aliche
1 colher (sopa) de mostarda Dijon
2 colheres (sopa) de vinagre
1 colher (sopa) de molho inglês
5 colheres (sopa) de azeite
2 caixas de creme de leite

Segunda parte:

1 vidro (500g) de maionese
100g de queijo parmesão ralado
3 colheres (sopa) de azeite extra-virgem
3 caixas de creme de leite
1 colher (sopa) de salsa desidratada
Fatias de bacon torradas e picadas, a gosto (opcional)
Alcaparras, a gosto (opcional)
Cogumelos fatiados, a gosto (opcional)

Finalização:

2 peitos de frango temperados com sal e pimenta-do-reino moída na hora, a gosto cortados em tiras e salteados com 1 colher (sopa) de azeite e 1 colher (sopa) de óleo, em uma frigideira bem quente, até dourar.
100 g de queijo parmesão em lascas
½ maço de alface-americana
½ maço de alface-romana
2 colheres (sopa) de vinagre

Croutons:

6 fatias de pão de forma cortadas em quadrados pequenos
1 dente de alho amassado
1 colher (sopa) de azeite
Sal, a gosto
Orégano, a gosto

Modo de Preparo:

Croutons:

Com uma faca, corte o pão em quadrados bem pequenos, mas iguais. Faça uma mistura com o alho amassado, o sal, o orégano e o azeite. Passe os quadradinhos de pão nessa mistura e asse em forno pré-aquecido a 200º, até dourar. Se preferir use uma frigideira antiaderente e deixe dourar, mexendo de vez em quando para não queimar. Retire do fogo, transfira os quadradinhos para um prato e reserve.

Molho:

Primeira parte:

No processador de alimentos, junte o creme de leite, os filés de aliche, a mostarda, o vinagre, o molho inglês e emulsione com o azeite em fio. Bata por 2 minutos ou até obter um creme homogêneo. Retire do processador, passe o molho por uma peneira e reserve.

Segunda parte:

No processador de alimentos, junte a maionese o queijo parmesão ralado, o azeite e o creme de leite. Bata por 2 minutos ou até obter um creme homogêneo. Retire do processador, junte a primeira parte do molho reservada e a salsa desidratada.

Lave bem as folhas de alface sob água corrente. Numa tigela com água e um pouco de vinagre, deixe as folhas de molho por 20 minutos. Em seguida, retire as folhas com cuidado para que as "sujeirinhas" fiquem no fundo da tigela. Seque as folhas das alfaces na centrífuga de verduras ou com papel-toalha e rasgue em pedaços médios. Disponha as folhas numa saladeira, regue com o molho, espalhe as tiras do peito de frango, as alcaparras e as fatias de cogumelo. Salpique com as lascas do queijo parmesão, o bacon torrado e picado e os quadradinhos de pão. Sirva a seguir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário