quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Bolo Toalha Felpuda

Lembro quando preparei pela primeira vez esse bolo que era conhecido por esse nome por causa da textura do coco ralado. Foi o suficiente para ele nunca mais sair do caderno de receitas. Na década de 1980, era colocado numa caixa de isopor redonda, decorada como se fosse um bolo. Como se esquecer desse hit das festas infantis?








 Ingredientes:

Massa:

5 ovos em temperatura ambiente
1 ½ xícara / 300 g de açúcar
1 ½ xícara / 225 g de farinha de trigo
1 colher (chá) / 5 g fermento em pó
1 xícara / 250 ml leite integral

Calda:

1 lata / 395 g de leite condensado
¾ de xícara (chá) / 200 ml leite de coco
1 ¾ de xícara (chá) / 400 ml leite integral

Finalização:

150 g coco ralado seco em flocos


Modo de preparo:

Massa:

Pré-aqueça o forno a 180ºC (temperatura média). Prepare uma assadeira retangular de cerca de 30 x 20 cm: unte com uma camada fina de manteiga e polvilhe com farinha de trigo; chacoalhe bem para cobrir fundo e laterais e bata no fundo, sobre a pia, de modo que o excesso caia na cuba.  Numa tigela, junte a farinha com o fermento e misture bem.  Em duas tigelas, separe as claras das gemas. Misture as gemas. Na batedeira, bata as claras até que fiquem em ponto de neve. Junte as gemas e misture com cuidado. Por último, junte o açúcar e bata mais um pouco. Pare de bater e adicione 1/3 da farinha; com uma espátula, misture fazendo movimentos leves, de baixo para cima, para preservar o ar na massa. Regue com a metade do leite e misture até incorporar, sempre com movimentos leves. Repita o procedimento, juntando mais 1/3 da farinha, depois a outra metade do leite, e termine com o 1/3 restante da farinha. Esse método evita que você mexa excessivamente a massa e ainda facilita a incorporação dos ingredientes.


Calda:

Numa jarra, misture todos os ingredientes. Com um palitinho, faça furos por todo o bolo. Isso vai facilitar a penetração da calda. Regue a calda sobre o bolo ainda quente. Leve o bolo à geladeira por pelo menos 2 horas antes de consumir.

Finalização:

Espalhe o coco num prato raso ou tigela grande. Retire o bolo da geladeira, corte em 12 quadrados e empane cada um, pressionando no coco ralado. Sirva a seguir ou, se preferir, embale individualmente em papel-alumínio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário