quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Bolo Piña Colada

Uma das receitas que eu planejava fazer havia tempo era este bolo, que me foi dada por uma amiga querida e que combina duas de minhas paixões: abacaxi e coco. O bolo fica úmido e saboroso, com um toque alcoólico – perfeito! Estou esperando uma ocasião especial para prepará-lo novamente J












Ingredientes:

Massa:

Bolo:

4 ovos (50g cada)
140g de açúcar refinado peneirado
180g de farinha de trigo
2 colheres (sopa) de amido de milho
1 pitada de sal
1 colher (chá) de óleo vegetal
1 colher (chá) de essência de baunilha
125ml de água fervente
2 colheres (chá) de fermento em pó

Calda para umedecer o bolo:

Cascas do abacaxi
200 ml de água
1/4 xícara de açúcar refinado
3 cravos-da-índia
160ml de rum (claro ou escuro), para montar o bolo



Recheio de abacaxi:

1 abacaxi grande
1/2 xícara de açúcar refinado

Cobertura e recheio: buttercream de coco:

3 claras
1 pitada de sal
1 xícara (200g) de açúcar refinado
¼ xícara (60ml) de água
280g de manteiga sem sal, temperatura ambiente
2/3 xícara (160ml) de leite de coco, sem adição de açúcar

Para decorar:

100g de coco em flocos adoçados, levemente tostados (se desejar)
1 fatia de abacaxi
Cascas de limão

Modo de preparo:

Massa:

Pré-aqueça o forno a 200ºC. Unte e forre o fundo de uma forma redonda de 25cm de diâmetro com 5cm de altura com papel manteiga. Na tigela grande da batedeira, bata os ovos com o açúcar em velocidade máxima por 10 minutos. Enquanto isso, numa tigela peneire a farinha de trigo, o amido de milho e o sal. Passados os dez minutos, abaixe a velocidade da batedeira até o mínimo e despeje a água fervente aos poucos, o óleo e a baunilha. Adicione a mistura da farinha aos poucos, mas rapidamente. Desligue a batedeira e acrescente o fermento em pó. Despeje a massa na assadeira e leve ao forno pré-aquecido a 200ºC por 35 minutos ou até que um palito inserido no centro do bolo saia limpo. Espere uns 10 minutos até esfriar e desenforme sob um prato forrado com guardanapo de papel (este procedimento fará com que o papel absorva a umidade do bolo). Retire o papel manteiga com cuidado.

Recheio de abacaxi:

Lave bem o abacaxi antes de cortá-lo (pois você usará as cascas). Descasque-o, corte uma fatia para a decoração do bolo e pique finamente o restante. Leve a fatia do abacaxi e o abacaxi picado ao fogo com o açúcar, até cozinhar bem – aproximadamente 15 minutos. Escorra a fatia do abacaxi e reserve para a decoração do bolo. Retire o excesso de líquido e misture à calda para umedecer o bolo. Mantenha o abacaxi picado no fogo até ficar com consistência de geleia. Deixe esfriar completamente antes de usar – esta geleia pode ser preparada um dia antes e mantida na geladeira.

Calda para umedecer o bolo:

Com as cascas do abacaxi (bem lavadas) faça um chá com a água, os cravos-da-índia e o açúcar. Deixe ferver durante uns 5 minutos. Desligue o fogo, coe e descarte as cascas e os cravos-da-índia. Junte o rum e a calda do cozimento do abacaxi. Empregue depois de fria.

Cobertura e recheio: buttercream de coco:

Coloque as claras e o sal na tigela grande da batedeira – você vai usar o batedor de arame para esta etapa da receita. Misture o açúcar e a água numa na panelinha e leve ao fogo médio, mexendo até o açúcar dissolver. Deixe ferver e então não misture mais – ferva até a mistura chegar à temperatura de 114°C (use um termômetro culinário).
Bata as claras em velocidade média até espumarem. Vá acrescentando a calda quente aos poucos, em fio, pela lateral da tigela (se a calda atingir o batedor vai espirrar). Acrescente toda a calda e continue batendo até o merengue chegar à temperatura do seu corpo. Com a batedeira em velocidade baixa, vá juntando a manteiga, várias colheradas por vez, e bata até conseguir uma cobertura cremosa e homogênea. Comece a acrescentar o leite de coco, em várias adições, raspando as laterais da tigela com uma espátula a cada adição. Meça 1 xícara de cobertura e misture à geleia de abacaxi para fazer o recheio do bolo.

Montagem do bolo:

Coloque uma camada de bolo, com o lado reto para cima, em um prato de bolo.  Umedeça com 1/3 da calda. Espalhe a metade do recheio sobre o bolo. Cubra com o segundo bolo, umedeça com mais 1/3 da calda e espalhe o recheio restante. Finalize com o último bolo e umedeça-o com o restante da calda. Cubra o topo e as laterais do bolo com o buttercream restante. Decore as laterais do bolo com o coco em flocos e arrume a fatia de abacaxi reservada sobre o bolo com a casca do limão cortada em tira bem fininha – se necessário descasque o limão e acerte com o auxílio de uma tesoura culinária bem afiada.




Nenhum comentário:

Postar um comentário