quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

Penne à Puttanesca

Uma comida reconfortante. Uma massa que é muito rica em sabores, fácil de fazer e é uma ótima pedida a qualquer hora, com qualquer clima: no inverno, harmonize com um vinho tinto seco bem encorpado – eu escolhi um Concha y Toro Carmenere. Foi uma ótima combinação.  No verão, é possível harmonizar com uma cerveja também mais encorpada, de amargor um pouco mais marcado, como uma Pale Ale, bem gelada. É uma delícia! Experimentem!


Ingredientes:

1/2 xícara de azeite
4 colheres (sopa) de óleo
1 cebola picada
3 dentes de alho amassados
4 tomates italianos sem pele picados em 8 pedaços
1/2 xícara de azeitonas pretas sem caroço picadas
1/2 xícara de alcaparras
1 colher (sopa) de orégano
8 filés de anchovas dessalgadas e sem espinhas
1 xícara de manjericão picado
½ xícara de cheiro-verde picado
Sal, a gosto
Pimenta do reino moída na hora, a gosto
500g de penne grano duro
Champignon, a gosto
Queijo parmesão ralado, a gosto


Modo de preparo:

Refogue a cebola e o alho no óleo. Quando estiverem bem refogados acrescente os tomates picados. Refogue até que se desmanchem bem. Acrescente os filés de anchova (que vão se desmanchar rapidamente na panela), as azeitonas, as alcaparras. Agora já se formou um molho bem encorpado, corrija o sal e deixe cozinhar sem tampa em fogo brando por meia hora (esse é o segredo para diminuir a acidez do molho de tomate). Ao final do cozimento verifique o sal e acrescente o restante dos ingredientes. Desligue o fogo e junte 2 colheres (sopa) da água do cozimento do macarrão ao molho.

Cozinhe a massa na água com sal até que fique al dente (cozida, mas firme). Misture o molho com a massa polvilhe queijo parmesão ralado e sirva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário