quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Peru Perfumado com Laranja e Sálvia


Que tal este peru para o Natal? Aqui, ele é perfumado com laranja (ou tangerina). Esta receita serve de 8 a 12 pessoas. 










Para a salmoura
Este método é ideal para temperar aves. A carne fica saborosa e suculenta. Eu costumo chamar de “soro caseiro culinário”
J
Tempo de preparo: 1 hora

Ingredientes:

1 peru de 5 quilos
7 litros de água
1 xícara (chá) de sal
½ xícara (chá) de açúcar
2 cebolas cortadas em 4 partes
6 dentes de alho
1 ramo de sálvia
5 folhas de louro
3 cravos-da-índia
1 colher (sopa) de pimenta-do-reino em grãos
caldo de 1 laranja (ou tangerina)

Modo de preparo:

Coloque numa panela 1 litro de água, o sal, o açúcar, a cebola, o alho descascado e amassado, a sálvia, as folhas de louro, os cravos e a pimenta. Leve ao fogo médio e, quando começar a ferver, desligue.  Retire e reserve em geladeira os miúdos do peru. Em água corrente, lave bem a ave por dentro e por fora. Numa bacia grande ou balde, coloque o peru com o peito para baixo e junte 6 litros de água gelada, o caldo de laranja (ou tangerina) e a salmoura preparada com todos os temperos (cebola, louro etc). Cubra com filme e deixe descansar por 40 minutos, fora da geladeira (não pode passar desse tempo). Pré-aqueça o forno a 220 ºC (temperatura alta) — leva cerca de 15 minutos para aquecer e atingir essa temperatura. Retire o peru da salmoura e transfira para um escorredor de macarrão.

Para assar o peru:
Tempo de preparo: 3h40

O grande truque desta preparação é proteger o peito do peru com um pano umedecido com vinho e manteiga, que é pincelado com essa mistura de meia em meia hora no forno. Assim, conseguimos deixar uma parte que costuma ficar ressecada bem saborosa e suculenta.

Ingredientes:

100 g de manteiga
½ xícara (chá) de vinho branco
1 tangerina (ou laranja)
ramos de sálvia para decorar

Modo de preparo:

Você vai precisar de um pano de prato velho e limpo, que depois será descartado. Numa panela, derreta a manteiga com o vinho e desligue o fogo. Com o pano de prato, seque bem o peru e transfira para a assadeira. (Se o pano for grande, corte-o na metade.) Coloque o pano na panela com vinho e a manteiga derretida; esprema para retirar o excesso e cubra o peito e as asinhas do peru com o pano. Cruze as coxas e amarre com um barbante ou coloque sob a pele do peru. Corte a laranja (ou tangerina) ao meio e coloque as metades na cavidade, deixando uma para tampá-la. Leve a assadeira ao forno por 30 minutos. Retire do forno, reduza a temperatura para 180 ºC (temperatura média) e continue assando por mais 3 horas. A cada 30 minutos, retire o peru do forno e pincele com o vinho e a manteiga. Atenção: se você for fazer o molho com o caldo caseiro, depois da primeira meia hora vai precisar colocar os legumes e miúdos para assar por 1 hora junto com o peru. Veja abaixo a receita do molho feito com caldo caseiro e peru: Quando o peru terminar de assar, retire a assadeira do forno e, com cuidado, retire o pano da ave. Se quiser, decore com ramos de sálvia, pincele-os com o restinho de manteiga e vinho e leve ao forno por mais 10 minutos, apenas para terminar de dourar o peito. Transfira para uma tábua de corte. Cubra com papel-alumínio para não esfriar e deixe descansar por cerca de 10 minutos antes de servir. 
Finalização: Decore com frutas em calda (escorridas); ou frutas frescas (as uvas dão uma aparência ótima à preparação): ou fios de ovos e cerejas em calda.

Molho para Peru Feito com Caldo Caseiro

Peru de Natal tem que ser saboroso e úmido pra ficar imbatível. E peru ressecado é simplesmente inaceitável... Previna-se! Aqui, a receita do caldo caseiro e do molho para o peru da ceia de Natal.

Para o caldo de peru:

Ingredientes:

2 cebolas cortadas em 4 partes
2 cenouras cortadas em pedaços
2 talos de salsão cortados em pedaços
pescoço, moela e coração do peru (reservados)
2 folhas de louro
3 cravos-da-índia

Modo de preparo:

1. Depois da primeira meia hora em que o peru estiver no forno, coloque as cebolas, as cenouras, os talos de salsão e os miúdos na assadeira. Deixe assar por 1 hora.

2. Retire da assadeira os legumes e os miúdos assados e transfira para uma panela com 2,5 litros de água. Junte as folhas de louro e os cravos-da-índia. Leve ao fogo alto e, quando ferver, reduza para baixo. Deixe cozinhar por 1 hora. Coe, descarte os legumes e reserve o caldo.

Para o molho do peru de Natal

Atenção
: caso queira fazer o molho com as raspas de laranja (ou tangerina), cuidado para não raspar a parte branca da fruta; ela é super amarga. O ideal é usar um ralador próprio para frutas cítricas. Caso contrário, raspe bem de leve no ralador comum. Esta receita serve para um peru de 5 quilos (8 a 12 pessoas).

Tempo de preparo: 30 minutos

Ingredientes:

1,5 litros de caldo (acima)
3 colheres (sopa) de farinha de trigo
3 colheres (sopa) de manteiga

1 xícara (chá) de vinho branco
sal e pimenta-do-reino a gosto
raspas de 1 laranja (ou tangerina)

Modo de preparo:

Numa panela média, derreta a manteiga. Junte a farinha e mexe bem com uma colher de pau por 3 minutos, em fogo médio. Retire do fogo e junte o caldo de uma vez. Volte a panela ao fogo médio e deixe cozinhar por cerca de 15 minutos, até engrossar. Mexa de vez em quando. Desligue o fogo. Quando o peru terminar de assar, retire-o da assadeira e transfira para uma tábua de corte. (Cubra com papel-alumínio para não esfriar e deixe descansar por cerca de 10 minutos antes de destrinchar.) Leve a assadeira com os líquidos que se formaram à chama média do fogão. Junte o vinho e raspe o fundo com uma colher de pau por 2 minutos. Transfira esse líquido para a panela com o molho, passando por uma peneira. Leve o molho ao fogo médio e, quando ferver, deixe cozinhar por mais 2 minutos. Junte as raspas de laranja (ou tangerina) e verifique o sabor. Tempere com sal e pimenta-do-reino. Sirva bem quente. 

Nota: Você pode preparar também Chester, utilizando esta receita, obedecendo às instruções do fabricante, quanto ao tempo de forno, visto ser ave com peso inferior ao do peru.













Fonte: Livro "Cozinha de Estar": (Rita Lobo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário