sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Bolinho de Abobrinha

Uma sugestão para servir como aperitivo ou acompanhamento numa refeição. Esses bolinhos são conhecidos por keftedes: quando comecei a fritá-los um cheiro maravilhoso tomou conta da cozinha, mais ou menos quando alguém está fazendo queijo-quente e um pouquinho de queijo escapa do pão e toca a superfície fervente da frigideira. Não deixe de experimentar!











Ingredientes:

450g de abobrinha, sem o talinho e ralada no ralador grosso
2 colheres (sopa) de cebola ralada
100g de queijo feta esfarelado
¾ xícara de parmesão ralado fininho (rale, depois meça)
3 colheres (sopa) de salsinha picadinha
2 colheres (sopa) de orégano fresco picado
2 ovos, levemente batidos com um garfo
6-8 colheres (sopa) de farinha de rosca
sal e pimenta do reino moída na hora
2 ovos ligeiramente batidos com uma pitada de sal e farinha de rosca para envolver os bolinhos
óleo de milho, canola ou girassol para fritar

Modo de preparo:

Branqueie a abobrinha em água fervente por 2 minutos. Escorra, transfira para um pano de prato limpo e seco e esprema para retirar todo o líquido (eu esperei a abobrinha esfriar porque não tinha como manusear um pano tão quente!). :D
Em uma panelinha, aqueça o azeite, junte a cebola com uma pitada de sal e refogue até ficar transparente e macia. Transfira para uma tigela grande e deixe esfriar. Acrescente a abobrinha, o feta, o parmesão, a salsinha, o orégano, os ovos e metade da farinha de rosca. Tempere com sal e pimenta e misture. Se a mistura estiver úmida demais, acrescente, aos poucos, mais farinha de rosca. Cubra e leve à geladeira por 1 hora.
Cheque o tempero da mistura antes de moldá-la. Faça bolinhas de 2,5cm com a massa e passe-as pelos ovos batidos com sal e depois na farinha de rosca.
Aqueça o óleo em uma panela média e frite os bolinhos em porções até que dourem. Escorra sobre papel toalha e sirva imediatamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário