quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Pão Doce de Milho

De fácil execução e com poucos ingredientes você faz um pãozinho simples, mas muito macio e de sabor delicioso. Ideal para comer com geleia (como eu prefiro) ou com manteiga, na hora que tirar do forno. É pra fazer a festa!









Ingredientes:

4 ovos
1 lata de leite condensado
1 lata de milho verde escorrido
1 xícara de leite morno
2 colheres (sopa) de leite em pó
4 colheres (sopa) de manteiga ou margarina
1 colher de sopa rasa
60g de fermento fresco para pão
cerca de 1 kg de farinha de trigo
1 gema de ovo para pincelar
fubá mimoso para polvilhar

Numa tigela, dissolva o fermento no leite e acrescente ½ xícara de farinha de trigo. Misture bem com fouet e deixe descansar por 15 minutos.
Coloque no liquidificador os ovos, leite condensado, milho verde, leite em pó e bata bem por alguns minutos.
Numa bacia grande, despeje essa mistura do liquidificador, a esponja de fermento, o sal, margarina e a farinha de trigo aos poucos até dar ponto de sovar.
Sove bem a massa até que fique lisa e elástica. A minha massa ainda ficou levemente pegajosa.
Com as mãos levemente untadas com óleo, modele a massa numa bola e deite numa vasilha grande levemente untada com óleo também. Cubra com filme plástico e deixe descansar até dobrar de volume (cerca de 50 minutos).
Dê alguns socos na superfície da massa para tirar o gás acumulado e vire na mesa. Divida a massa nas porções desejadas (eu fiz bolinhas de 60g cada) e modele em bolinhas. 
Cubra com pano de prato molhado e bem torcido e deixe descansar por 15 minutos.
Pegue a primeira bolinha, amasse e modele em bolinha novamente. Coloque-a numa assadeira untada e enfarinhada. Repita com todas as bolinhas. 
Caso faça pão de forma, divida a massa fermentada em 4 porções, modele em bolas e deixe descansar 15 minutos. Depois abra cada bola num retângulo de 1 dedo de espessura e enrole como rocambole. Feche bem as pontas e deite numa forma para pão untada e enfarinhada.
Cubra com o pano úmido e deixe descansar até dobrar de volume novamente (cerca de 1 hora).
Pincele com gema e polvilhe com fubá e leve para assar em forno pré-aquecido a 180˚C até que fiquem dourados (30 a 50 minutos dependendo do formato dos pães).
Logo que tirar os pães do forno, desenforme e deixe esfriar sobre uma grade. Depois de frios, embale em sacos plásticos para não ressecar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário