domingo, 1 de setembro de 2013

Maminha na Cebola e Batata Rústica

Esta receita que não pode faltar no repertório de uma casa. Tem gosto de lar! E para dar um toque de sofisticação, a cenoura salteada na manteiga, que agrega um adocicado ao prato, e as batatas rústicas Além de mais saudáveis, ficam incríveis com alecrim. Elas são um ótimo acompanhamento para carnes, aves e peixes. E também podem ser um aperitivo. Um luxo! Prática, rápida e muito saborosa, esta carne é a salvação do cardápio de segunda-feira.




 Ingredientes:

2 kg de maminha
8 cebolas
2 tabletes de caldo de carne

1 cenoura grande cozida cortada em cubos grandes
2 colheres (sopa) de manteiga
Cheiro-verde picadinho, a gosto para temperar a cenoura

Modo de preparo:

Em uma panela de pressão, coloque a metade das cebolas cortadas em rodelas. Em seguida, disponha a maminha sobre as cebolas. Acrescente os tabletes de caldo de carne esmagados. Adicione o restante das cebolas em rodelas, tampe a panela e, após pegar pressão, deixe cozinhar por 30 minutos. Por fim, fatie a maminha e sirva com o molho de cebolas, a cenoura salteada na manteiga e temperada com o cheiro-verde picadinho e as batatas rústicas.

Batatas Rústicas:

Ingredientes:

4 batatas
2 ramos de alecrim 
2 colheres (sopa) de azeite 
sal grosso e pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo:

Pré-aqueça o forno a 200 °C. Lave e seque bem as batatas e os ramos de alecrim. Numa tábua, corte as batatas em gomos: sempre no sentido do comprimento, vá cortando em metades até formar gomos na espessura que desejar. Eu, pessoalmente, gosto deles mais gordinhos! Transfira os gomos para uma panela, cubra com água e tempere com uma colher (chá) de sal (comum ou grosso). Leve ao fogo alto e, quando água começar a ferver, deixe cozinhar por 6 minutos. Retire do fogo e escorra a água e deixe as batatas no escorredor por alguns minutos. Transfira para uma assadeira (de preferência antiaderente), adicione os ramos de alecrim e regue com o azeite.Tempere com sal grosso e pimenta-do-reino moída na hora. Leve ao forno pré-aquecido para assar por 40 minutos.  Retire do forno e, com ajuda de uma espátula, com cuidado solte as batatas da assadeira. Sirva imediatamente.
Opcional: quem gosta de alho pode experimentar colocar dentes inteiros, com ou sem casca, para assar com as batatas.

Um ótimo acompanhamento para esse prato é o Arroz Biro-Biro receita no:

http://repaginandoreceitastv.blogspot.com.br/2013/09/arroz-biro-biro.html

 


 


Nenhum comentário:

Postar um comentário