sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Filé à Parmegiana

Ao contrário do que o nome remete, o filé à parmegiana não é encontrado em Parma e nem mesmo em outra região italiana. Tem sim uma inspiração em um prato típico da Itália, que é a melanzane alla parmigiana, que leva berinjela empanada e frita, molho e queijo gratinado, assim como o filé, que faz tanto sucesso aqui no Brasil (principalmente aqui em casa) J

Ingredientes:

6 bifes de filé mignon, ou contra filé ou baby beef (alcatra) com 200g cada;
Molho de tomate (veja receita);
400g de queijo muçarela;
100g de queijo parmesão;
farinha de rosca o quanto baste;
farinha de trigo o quanto baste;
2 ovos batidos com um pouco de água e 1 pitada de sal
e óleo de milho, ou canola ou girassol,  para fritar (em imersão).

Molho de tomate:

2 quilos de tomate Débora ou Italiano maduros;
1 talo de salsão;
1 cenoura sem casca;
1 cebola;
manjericão e manjerona (1 ramo de cada);
1 colher de sopa de manteiga;
Orégano, a gosto;
1 pitada de açúcar ou bicarbonato de sódio e
sal o quanto baste.

Modo de preparo:

Molho de tomate:

Corte os tomates (afervente-os e retire as cascas), o salsão, a cebola e a cenoura em cubos. Leve para uma panela, com as ervas e um pouco de água. Deixe cozinhar em fogo baixo até que tudo esteja desmanchando. Vá colocando mais água, se necessário. Bata no liquidificador, coe e leve ao fogo bem baixo por mais cerca de 15 minutos. Coloque a manteiga, o orégano, a pitada de açúcar (ou bicarbonato de sódio) e acerte o sal.

Filé:

Com a carne já limpa, corte o filé mignon em bifes grossos, com 200 g em média, cada.
Com um martelinho culinário, delicadamente, entre um saquinho plástico, abra a carne até ela ficar fina e grande (cuidado para não furar a carne!). Tempere com sal. Numa panela larga, coloque o óleo abundante e leve ao fogo para esquentar. Num prato raso, coloque a farinha de trigo. Em outro prato raso, coloque a farinha de rosca. Para obter melhores resultados, separe quantidades generosas das farinhas de trigo e de rosca. Num prato fundo, quebre os ovos e bata bem com um garfo, misture a água e o sal. Pegue um bife e passe na farinha de trigo. Ele deve ficar todo coberto de farinha, retire o excesso sacudindo delicadamente. Retire o bife do prato com farinha e mergulhe no prato com o ovo batido. Passe os dois lados no ovo, para que fique bem envolvido. Escorra o excesso. Depois que todo o excesso de ovo escorrer passe o bife para o prato de farinha de rosca e cubra todo o bife com ela. Aperte bem para a camada de farinha de rosca ficar grossa e dê tapinhas de leve para retirar o excesso. Nesta etapa, o óleo já deve ter esquentado (diminua a chama do fogo para média). Coloque dois bifes por vez na panela com óleo. Deixe fritar por 2 minutos, vire de lado, e frite por mais 2 minutos. O bife deve ficar dourado. Retire da panela e escorra sobre papel-toalha e reserve. Em uma travessa refratária, coloque um pouco do molho no fundo e coloque os filés. Cubra com o queijo parmesão, mais molho. Finalize com o queijo muçarela. Leve ao forno pré-aquecido a 250ºC para gratinar. Sirva quente com arroz e batata.

Nenhum comentário:

Postar um comentário