sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Bomba de Chocolate Gourmet

Um clássico da confeitaria francesa. Bomba de Chocolate, ou a famosa éclair, é um dos doces franceses mais saborosos. Não é difícil de fazer, mas um pouco trabalhoso. Agora, que vale a pena, vale! Comer aquela bomba fresquinha, feita por você, não tem preço! ;D





Ingredientes:

Massa:

250 ml de água filtrada e fria
250 ml de leite integral
200 g de manteiga sem sal
1 colher (chá) de açúcar refinado
1 colher (café) de sal
280 g de farinha de trigo
8 ovos tipo Jumbo (60 g cada), ligeiramente batidos

Crème Pâtissiere:

1 litro de leite integral
370 g de açúcar refinado
1/2 fava de baunilha aberta e raspada ou 1 colher (chá) essência de baunilha
5 gemas, passadas pela peneira
70 g de amido de milho
70 g de farinha de trigo
20 g de manteiga sem sal
2 colheres (sopa) de rum escuro

Cobertura de Chocolate:

500 g de fondant pronto picado
300 g de chocolate meio-amargo picado
30 g de manteiga sem sal
1 colher (chá) de essência de rum de boa qualidade
Leite integral fervente o suficiente

Modo de Preparo:

Massa:

Em uma panela média, coloque a água, o leite, a manteiga, o açúcar e o sal e leve ao fogo até abrir fervura. Junte a farinha de trigo de uma só vez e mexa rapidamente com auxílio de uma colher de pau, até obter uma massa lisa e que solte da panela (igual à massa de coxinha). Deixe amornar. Coloque a massa obtida na batedeira e bata-a rapidamente. Junte os ovos inteiros, um a um e continue batendo até obter o ponto exato da massa. Distribua a massa em um saco de confeitar com bico perlê ou pitanga grande, modele as bombas sobre chapas de alumínio sem untar. Leve ao forno pré-aquecido à 200º e asse até que estejam bem desenvolvidas e douradas. Por último, reduza a temperatura do forno para 180º e deixe por mais 5/10 minutos ou até que as bombas estejam secas internamente. Deixe esfriar sobre grade e empregue na montagem.

Crème Pâtissiere:

Em uma panela grande coloque o leite, a metade do açúcar e a baunilha e leve ao fogo até abrir fervura. À parte, bata na batedeira as gemas com a outra metade do açúcar até obter uma gemada bem fofa e clara. Junte o amido de milho e a farinha de trigo e bata bem. Junte o leite fervente à gemada, envolvendo delicadamente. Coloque a mistura obtida novamente na panela e volte ao fogo, mexendo sempre, até obter um creme liso, brilhante e firme. Por último, acrescente o rum e deixe esfriar coberto com filme-plástico. Empregue.

Cobertura de Chocolate:

Em uma panela média, coloque o fondant, o chocolate, a manteiga e a essência e leve ao fogo em banho-maria ou no microondas, mexendo ocasionalmente até ficar homogêneo. Junte leite fervente, aos poucos e mexa até obter o ponto correto para banho. Empregue imediatamente sobre as bombas e decore a gosto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário