sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Paella Marinera

Este prato de visual incrível e elaborada técnica de preparo, possui algumas versões, onde as duas mais difundidas são: a Valenciana (com frutos do mar, porco, coelho e frango) e a Marinera (frutos do mar). Originária da Valência, chegando em outras regiões, sofreu algumas modificações interessantes como a paella só com legumes, ou a “negra”, feita com tinta de lula. Dizem que o nome paella surgiu do hábito dos camponeses, que após longos períodos no campo, ao chegarem saudosos das suas esposas preparavam esse delicioso prato “Para Ella”. Além de delicioso, romântico...

Ingredientes:

Caldo de peixe:

5 dentes de alho picados
2 cebolas cortadas em quatro partes
4 tomates cortados em quatro
1 batata inglesa cortada em pedaços grandes
2 cabeças grandes de robalo ou linguado
Cabeças de 2 quilos de camarões grandes, bem lavadas
1 maço de cheiro verde
1 maço de coentro
3 litros de água
1 folha de louro- Sal, a gosto
Sal, a gosto
1 limão para temperar o camarão V.G.


Paella:

1 quilo de arroz arbóreo
1 quilo de peixe, de preferência robalo ou linguado
2 quilos de camarões grandes, limpos
6 dentes de alho
3 pimentões médios (1 vermelho, 1 verde e 1 amarelo)
2 cebolas grandes
125 ml de azeite de oliva extra-virgem
60 ml de óleo de milho
6 tomates sem pele e sem sementes picados
500 g de mariscos frescos, com casca
500 g de lula fresca, em rodelas
500 g de polvo, cortado em pedaços
1 colher (sopa) de páprica doce ou picante
100 ml de vinho branco seco
1 xícara de ervilhas frescas
12 camarões V.G.
Pimenta do reino, a gosto
Sal , a gosto
0,5 g de açafrão em pistilo
Cheiro-verde, a gosto

Modo de preparo:

Caldo de peixe:

Leve todos os ingredientes do caldo numa panela grande ao fogo e deixe ferver por uma hora e meia. Deixe esfriar um pouco e coe tudo numa peneira grande.

Paella:

Lavar bem os ingredientes, principalmente os mariscos, para tirar bem a areia que pode vir com este produto. Cortar o peixe em cubos. Lavar e depois cortar a cebola e os pimentões em rodelas. Cortar o alho em fatias finas ou micro pedaços. Colocar em fogo alto o óleo e o azeite na *paella. Deixar aquecer até sentir o aroma do azeite no ar. Refogar a cebola, o alho e os pimentões, por 5 minutos, mexendo com uma colher de pau, (parece na hora que não vai caber, mas os ingredientes vão diminuindo...).Vá colocando os ingredientes, na ordem: primeiro os mariscos, mexendo com a colher, até ficarem avermelhados. Então, adicione a lula em rodelas e o polvo cortado em pedaços. Mexendo sempre. À medida que vai se formando a mistura, com água dos ingredientes, vá colocando o arroz, aos poucos e mexendo com a colher. Adicione à panela o açafrão, a páprica e continue mexendo, que vai absorver a cor amarelada, até ver que a lula, o polvo e os mariscos já estão em fase de pré-cozimento. Adicione então o peixe em cubos e os camarões grandes, misturando com a colher. Adicione o vinho e o caldo de peixe até cobrir os ingredientes e deixe cozinhar por 20 minutos, em fogo médio/baixo, tempo necessário para o arroz cozinhar, se for o caso, provando o arroz, para ver se já está  “al dente” (não pode ficar muito cozido). Acrescente as ervilhas e vá adicionando o caldo, quando necessário, para não queimar no fundo. Cozinhe/doure em 10 minutos  os camarões V.G. inteiros na manteiga misturada com um pouco de óleo,  numa frigideira, pois eles vão servir para decorar, e comer, claro! Polvilhar o cheiro verde e regar com azeite.

*Curiosidade: o nome da panela especial para este preparo, rasa e com alças, é “paella” e não paellera como muitos pensam.

Esta é uma versão, vamos dizer,”mais simples” da paella. A lagosta e o lagostin são opções que podemos acrescentar ao preparo. Nesse caso são colocados na finalização, juntos com os camarões V.G. Vai da saúde (do bolso) e do gosto de cada um.

Nenhum comentário:

Postar um comentário