quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Bolo Naked de Chocolate com Frutas Vermelhas

Pelado e delicioso, humm...

De uns tempos para cá, a tendência mais importante no mundo dos bolos especiais, para casamentos e celebrações, é o naked cake. Você já deve ter visto um destes bolos sem a cobertura, com as camadas de massa e de recheio aparentes. Esse ‘bolo pelado’ não leva pasta americana nem outro tipo de glacê de açúcar que, além de ser muito doce, acaba largado no canto dos pratinhos de bolo no fim da festa. Mais leve, menos doce e com muito recheio, o naked cake ainda costuma ser menos calórico.

Quando vi este tipo de bolo pela primeira vez, pensei que fosse bem mais fácil de fazer — porque não vai a cobertura. E, de fato, quando fiz o bolo da foto, pude constatar que o preparo é mesmo mais simples. Mas é trabalhoso. Você precisa dedicar tempo e cuidado.
 

Temos que levar em consideração alguns pontos: as camadas precisam contrastar (massa escura, recheio claro); o recheio precisa ser firme para aguentar o peso da massa; e ele deve ter no mínimo três camadas de massa e duas de recheio, bem generosas para aparecer.

A maneira ideal de rechear este tipo de bolo é usando um saco de confeitar, de preferência, com um bico largo, de 2 cm de diâmetro. E capriche no recheio das bordas! Depois, passe uma espátula e certifique-se para que as camadas fiquem bem niveladas.

Uma última dica: em vez de untar a fôrma, forre o fundo e nas laterais com papel-manteiga. Corte um círculo de papel-manteiga do tamanho da fôrma para o fundo e, para a lateral, corte uma longa tira. Para “colar” o papel na fôrma, pincele manteiga derretida nos cantos e coloque o papel em cima.
 


Ingredientes:

Massa:

8 ovos
280 g de açúcar refinado
250 ml de água fervente
360 g de farinha de trigo
100 g de chocolate em pó
10 g de amido de milho
1 pitada de sal
1 colher (chá) de óleo de milho
1 colher (chá) de baunilha
4 colheres (chá) de fermento em pó

Recheio:

1 litro de leite integral
50 g de amido de milho
50 g de farinha de trigo
2 gemas, passadas pela peneira
1 lata de leite condensado
1 lata de creme de leite sem soro
1 colher (chá) de baunilha

Calda para umedecer o bolo:

1 xícara de açúcar
2 xícaras de água
1 cálice de rum (ou Amarula, ou essência de baunilha,  ou 1 rama de canela)

Cobertura:

200 g de creme de leite fresco
200 g de chocolate cobertura meio-amargo
1 colher (sobremesa) de manteiga
1 pitada de sal

Montagem:

4 xícaras  de frutas vermelhas (morangos, amoras, framboesas, groselhas)
açúcar de confeiteiro para decorar para polvilhar as frutas na decoração

Modo de preparo:

Massa:

Pré-aqueça o forno a 200 °C. Prepare duas fôrmas de 25 cm de diâmetro forrando com papel-manteiga. Na batedeira, bata durante 10 minutos os ovos com o açúcar peneirado.
Numa tigela, peneire a farinha, o sal, o amido de milho, o chocolate e o fermento e misture bem. Diminua a velocidade da batedeira e acrescente, aos poucos, a água fervente, a baunilha, o óleo e os ingredientes secos misturados, até incorporar bem. Despeje metade da massa em cada fôrma e leve ao forno por 40 minutos, ou até que o palito saia limpo quando espetado no centro do bolo. Deixe esfriar e desenforme.

Recheio:

Numa tigela, misture o leite integral com a farinha de trigo e o amido de milho e despeje numa peneira colocada sobre uma panela. Leve essa mistura ao fogo juntamente com o leite condensado, as gemas peneiradas e o creme de leite, mexendo sempre até ferver. Deixe no fogo baixo e continue mexendo sem parar por mais uns 2 minutos. Este processo é importante para que as gemas não cozinhem com o leite. Desligue o fogo, acrescente a baunilha, mexa e espalhe esse creme numa assadeira e cubra imediatamente com filme-plástico, encostando no creme, para não ressecar. Leve à geladeira até esfriar bem. Na hora de usar, bata o creme na batedeira até ficar cremoso.

Calda para umedecer o bolo:

Numa panela, leve ao fogo médio o açúcar e a água até ferver. Desligue o fogo e acrescente o rum. Reserve.
Cobertura:

Numa tábua, pique o chocolate. Numa panela pequena, leve o creme de leite ao fogo médio até aquecer. Desligue e acrescente o chocolate picado, a manteiga e o sal. Mexa bem, até ficar liso. Deixe esfriar e endurecer um pouco antes de espalhar sobre o bolo.

Montagem: 

Enquanto o bolo está assando, lave bem as frutinhas e deixe-as secando em um papel toalha. Reserve o bolo mais bonito para ser o topo. Com o cortador de bolo, corte cada um ao meio, na horizontal. No total, teremos 4 camadas de massa bem fina. Num prato de bolo, coloque a uma camada do bolo e pincele com a calda de açúcar. Espalhe 1/3 do creme de baunilha, nivelando até as bordas e 1/4 das frutas reservadas. Repita o processo com as demais camadas, finalizando com a camada mais bonita no topo. Regue bem com a calda. Cubra o topo do bolo com uma camada fina da ganache, com cuidado para não escorrer muito nas laterais. Finalize com as frutas (deixe alguns morangos de cima com a folhinha para fazer uma graça a mais. Com o bolo montado, leve-o a geladeira e retire uns 15 minutos antes de servir. Polvilhe açúcar de confeiteiro por cima das frutas e pronto!

2 comentários:

  1. Olá, deve ser muito gostoso esse bolo, estou com água na boca. Será que vc poderia informar a quantidade de leite integral? Obrigafda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpe Suzana pela demora e pelo erro na digitação. É 1 litro de leite integral. Este creme é aveludado e muito gostoso. Obrigada por acompanhar o blog e estou à disposição para dirimir qualquer dúvida. Beijos

      Excluir