quarta-feira, 31 de julho de 2013

Torta de Morango

Aos poucos, eles apareceram. Timidamente, primeiro, em caixas discretas no sacolão, ou no canto da bancada da feira. Em semanas (ou dias?) eles já estão mais à vista, no centro das prateleiras dos supermercados. Daí eles atingem o auge: caixas e caixas disponíveis nos caminhões que anunciam, megafone e tudo, a chegada oficial da temporada de morangos. Como se precisasse: vermelhos e apetitosos, eles já se auto- anunciam de longe. Êta fruta amostrada!

Mas eles podem. A maioria esmagadora é doce, mas ele também fica incrível em risotos, saladas e molhos salgados. Na medida do possível, opte pelos exemplares menores, mais doces e menos ácidos. Não custa lembrar que, assim como todo tipo de hortifruti, mas especialmente no caso dos morangos, vale investir em orgânicos. Como você acha que aqueles morangões gigantes cresceram tanto?
Para os apaixonados por comida e cozinha, trata-se praticamente de um evento!

Evento esse que deve ser muito bem comemorado, lógico. Pois agora, quando os morangos estão no auge da delícia, maduros e abundantes (e com precinho bem mais camarada, portanto), a gente tem mesmo é que se jogar nas receitas com a fruta.

Ingredientes:

Massa:


175 g de manteiga
1 ovo
300 g de farinha
Raspas de limão
100 g de açúcar

Creme de baunilha:

500 ml de leite integral
250 g de açúcar
1 caixa de creme de leite
75 g de farinha de trigo
4 gemas
1 pitada de baunilha líquida ou vanilina

2 caixinhas de morangos

Geléia de brilho

250 ml de água
50 g. de açúcar
20 g de maisena, desmanchada em aproximadamente 3 colheres (sopa) de água
1 colher de sopa de glucose ou karo
1 limão ou 1 laranja fatiada
Corante vermelho

Modo de preparo:

Geléia de brilho:

Leve ao fogo, a água o açúcar e o limão, assim que começar a ferver, adicione o amido de milho, mexendo sempre para não empelotar. Por último, adicione a glucose e faça uma geleia bem grossa, espere esfriar um pouco e coloque por cima das frutas.


Creme:

Leve ao fogo o leite, com metade do açúcar. Assim que começar a ferver, adicione a outra metade do açúcar, já misturado com a farinha de trigo, sempre mexendo para não empelotar, cozinhe mais um pouco e adicione o resto dos ingredientes. Cozinhe mais um pouco, retire do fogo e espere esfriar.

Massa:

Misture todos os ingredientes acima e faça uma massa. Coloque-a numa tigela, coberta com plástico-filme e leve-a para gelar por uma hora. Em seguida, retire-a da geladeira, amasse-a um pouco em cima da mesa, e a seguir, forre uma forma para tortas de fundo falso com 30 cm de diâmetro e leve para assar. Forno pré-aquecido a 200ºC aproximadamente 15 minutos. Após assada e fria, desenforme-a complete com creme de baunilha e decore os morangos, passe a geléia de brilho por cima e cubra em volta com caju moído. Decore a gosto.

Fonte: Felipe Abrahão


Nenhum comentário:

Postar um comentário