quinta-feira, 18 de julho de 2013

Pudim de Pão

Dizer que você fez esse pudim para aproveitar o pão "dormido", seria uma ofensa. O tradicional pudim de pão em versão revisitada: ele ganhou um grau na textura macia com o sabor e a elegância das uvas-passas, para brilhar na sobremesa e o sabor potente do vinho do Porto e as especiarias da calda, casam perfeitamente com a neutralidade do pudim de pão.

Ingredientes:

Calda:

2 xícaras (chá) de açúcar 
1/2 xícara (chá) de água
3 cravos-da-índia
1 rama de canela

Pudim:


6 pães amanhecidos 
700 ml de leite integral fervente
1 lata de leite condensado 
4 colheres (sopa) de açúcar 
6 ovos 
1/2 xícara (chá) de uvas-passas
50 ml de vinho do Porto

Modo de preparo:

Calda:

Numa tigela, misture o açúcar e a água até dissolver. Transfira para uma fôrma de pudim de cerca de 25 cm de diâmetro. Leve a fôrma ao fogo baixo e deixe cozinhar por 15 minutos, sem mexer. Desligue o fogo quando formar uma calda caramelo, e tome cuidado para não deixar queimar. Retire os cravos e a canela e descarte-os. Com as costas de uma colher, espalhe o caramelo por toda a fôrma. Reserve.

Pudim:


Pré-aqueça o forno a 180 °. Misture as uvas-passas com o vinho do Porto. Reserve. Numa panela média, dissolva o açúcar no leite. Junte o leite condensado e leve ao fogo para aquecer. Quando ferver, desligue o fogo. Numa tábua, retire as cascas mais duras dos pães. Corte-os em fatias. Transfira para uma tigela grande e regue com o leite ainda quente. Deixe descansar por 15 minutos. Com um batedor de arame, bata os ovos numa tigelinha. Junte à tigela com as fatias de pão embebidas e misture bem. Transfira metade da massa para a fôrma caramelada, salpique com as uvas-passas e o vinho do porto  e cubra com o restante da massa. Coloque a fôrma numa assadeira, regue com água fervente e leve para assar em banho-maria por 1h30m ou até o pudim firmar. Retire do forno e, quando amornar, desenforme o pudim e sirva a seguir.

receita de família


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário