quarta-feira, 17 de julho de 2013

Pernil Assado

Quando se trata de um almoço em família, tenho que conter meus ímpetos gastronômicos...prender a alquimista que habita em mim, e jogar todas as idéias mirabolantes pro fundo da minha mente... Afinal, comida de "gente normal" tem que ser normal...e se o dia é dos Pais, que sejam eles os agradados. Nada mais simples, mas também cheio de sabor! Apenas demonstrando pra você que o menos, o comum, muitas vezes pode ser mais!


Ingredientes:

3 kg de pernil suíno com osso
1 maço de salsinha
250 ml de vinho branco seco
1 xícara de suco de laranja
suco de 1 limão
1 colher (sobremesa) de gengibre fatiado
Pimenta cayena ou dedo-de-moça
1 folha de louro
1 colher (chá) de páprica doce
1 colher (sopa) de sal
1 cebola
6 dentes de alho
1 cenoura picada
1 colher (sopa) de colorau
1 ramo de alecrim (só as folhas)
200 ml de água

Acompanhamento:

1 kg de batata bolinha
Farofa
Arroz Branco
Pães franceses - se quiser servir como sanduiches

Recheio:

1 linguiça calabresa defumada
300 g de bacon picado

Molho:

3 colheres (sopa) de azeite
3 dentes de alho fatiados
3 pimentões fatiados (1 vermelho, 1 verde e 1 amarelo)
3 tomates sem sementes fatiados
1 folha de louro
1 colher (sobremesa) de sal
2 cebolas fatiadas
1 colher (sopa) de orégano
1 colher (sopa) de pimenta comari em conserva

Modo de preparo:

Faça furos com a faca no pernil e coloque-o em uma assadeira. Regue com o vinho branco, um pouco do suco de laranja e sal. Reserve.
Para o tempero, no liquidificador coloque todos os ingredientes e bata até ficarem homogêneos. Coloque esse tempero batido sobre o pernil e espalhe com as mãos. Nos furos feitos com a faca, coloque a calabresa e o bacon. Cubra com filme plástico e leve à geladeira de um dia para outro para tomar gosto. Retire da geladeira, descubra o papel filme e cubra com o papel alumínio. Leve ao forno por aproximadamente 3 horas a uma temperatura de 180°C. Na metade do tempo, retire o papel alumínio e acrescente as batatas. Volte ao forno até dourar.  Retire do forno e reserve.
Para o molho, doure o alho no azeite e acrescente  o restante dos ingredientes. Salteie até que tudo fique macio, mas sem desmanchar. Corte algumas fatias de pernil bem finas e coloque sobre uma chapa. Pegue o pão francês, corte ao meio e coloque fatias de pernil. Regue com o molho de pimentões e sirva.


Batatas coradas: leve ao fogo as de batatas, com casca. Retire-as quando estiverem cozidas, mas não ainda muito moles. Passe manteiga, ou a gordura que solta do pernil, e sal em cada uma delas e junte-as ao pernil, assim que descobrí-lo. Deixe-as dourar de um lado para depois virá-las. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário