domingo, 7 de julho de 2013

Pasta de Pimentão Vermelho

Eis que surge, lá das arábias, uma incrível e colorida pasta de pimentão vermelho, conhecida como muhammara, ela é multiuso: fica deliciosa como petisco acompanhada por torradinhas de pão sírio e ainda serve como molho para macarrão, peixes, aves e carnes.





Ingredientes:

2 pimentões vermelhos grandes
1/2 xícara (chá) de nozes
2 colheres (sopa) de farinha de rosca
1 cebola
1 dente de alho
1 colher (sopa) de mel
1/2 colher (sopa) de caldo de limão
1/2 colher (chá) de pimenta-calabresa seca
3 colheres (sopa) de azeite
sal, orégano e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Modo de preparo:

Lave e seque os pimentões. Com um garfo de churrasco, espete um pimentão. Acenda a chama média de uma das bocas do fogão e aproxime o pimentão do fogo. À medida que a casca for queimando, vá girando para queimar por igual (isso faz com que o legume fique com um sabor defumado delicioso). Repita o procedimento com o outro pimentão.

Transfira os pimentões queimados para uma tigela média e cubra com filme por 15 minutos, para abafar e facilitar a retirada da casca.

Leve uma frigideira grande ao fogo médio, adicione as nozes e toste, mexendo sempre, por 5 minutos. Retire do fogo, transfira para um prato e deixe esfriar.

Numa tábua, corte a cebola em cubos pequenos. Pique fino o alho.

Leve uma frigideira ao fogo médio e, quando aquecer, junte 1 colher (sopa) de azeite e a cebola picada. Refogue até ficar transparente. Junte o alho e mexa por mais 1 minuto. Desligue o fogo e reserve.

Descasque os pimentões, raspando a pele com a colher. No final, passe um pedaço de papel-toalha delicadamente no legume para retirar as sobras de pele queimada. Repita o processo com o outro pimentão.

Numa tábua, corte as pontas dos pimentões. Corte a polpa em metades e retire as sementes.

Num liquidificador coloque: as metades de pimentão, as nozes, o alho e a cebola refogados, a farinha de rosca, o mel, o caldo de limão, o orégano e o restante do azeite. Tempere com sal e pimenta-do-reino e bata até formar uma pasta. Leve ao fogo até engrossar mais um pouco. Transfira para uma tigela bonita e sirva com torradinhas de pão árabe.





Fonte: Revista Lola /Rita Lobo

Nenhum comentário:

Postar um comentário