domingo, 28 de julho de 2013

O Melhor Bolo de Chocolate

Quando provei desse bolo pela primeira vez tive certeza: não é uma receita comum, esse é “o” bolo de chocolate: escuro (odeio aqueles bolos de chocolate pálidos de padaria ruim), macio (o óleo ao invés de manteiga e a mistura de buttermilk, cacau (ácidos) e bicarbonato fazem mágica nessa massa!) e úmido, muito úmido. Talvez não tão "padronizado" quanto um pão-de-ló, mas certamente muito mais saboroso! Lembra aqueles bolos vintage americanos, saídos de filmes antigos. O recheio, um buttercream com chocolate amargo e café, é leve e não esconde o sabor da massa (os recheios de bolo de chocolate geralmente são mais fortes, e acabam dominando o sabor da massa). 



Ingredientes

Massa:

1 e 3/4 xícaras de farinha de trigo;
2 xícaras de açúcar;
3/4 de xícara de cacau em pó de boa qualidade;
2 colheres de (chá) de bicarbonato de sódio;
1 colher de (chá) de fermento em pó;
1 colher de (chá) de sal;
1 xícara de buttermilk*;
1/2  xícara de óleo vegetal;
2 ovos;
1 colher de (chá) de extrato de baunilha;
160 ml de café expresso quente ou um café forte, feito com café solúvel).

Recheio e cobertura:

240 g de chocolate meio amargo picado (usei amargo, 70% cacau - use um chocolate de boa qualidade, para a cobertura ficar com a cor bem bonita);
300 g de manteiga (sem sal) em temperatura ambiente; 
1 gema de ovo grande  (como a cobertura não é cozida e gema crua pode não ser legal, você pode trocar por 3 colheres de sopa de leite, ou creme de leite fresco);
1 e 1/2 colheres de chá de extrato de baunilha;
1 e 1/2 xícaras mais 2 colheres (sopa) de açúcar de confeiteiro peneirado;
1 e 1/2 colheres (sopa) de café solúvel;
3 colheres (sopa) de água quente.

Modo de preparo:

Massa:

Corte 2 círculos em papel manteiga, de 20cm de diâmetro cada. Unte as fôrmas com manteiga. Forre o fundo de cada uma com os círculos de papel manteiga e unte o papel manteiga. Enfarinhe as fôrmas, tirando bem o excesso. Reserve. Pré-aqueça o forno a 180º C. Em uma tigela grande misture bem, com um fouet ou na batedeira em velocidade baixa, a farinha, o açúcar, o cacau, o bicarbonato, o fermento e o sal. Em outra tigela misture o buttermilk, o óleo, os ovos e a baunilha. Incorpore, aos poucos, a mistura de líquidos à mistura de sólidos, sem bater. Adicione o café quente e mexa até incorporar.
Divida a massa nas duas fôrmas preparadas e asse por 35 minutos, até que enfiando um palito no centro ele saia limpo. Deixe os bolos descansarem dentro da forma por 30 minutos, então vire-os  e deixe que esfriem completamente. Retire com cuidado o papel manteiga.

Recheio e Cobertura:

Derreta o chocolate em banho-maria ou no micro-ondas. Mexa para uniformizar e espere chegar à temperatura ambiente. Reserve. Na batedeira, em velocidade média, bata a manteiga até que ela fique clara e cremosa. Adicione a gema, a baunilha e bata por 1 minuto, lembrando de raspar as laterais da tigela. Em velocidade baixa adicione o açúcar de confeiteiro peneirado e bata por mais 1 minuto.
Em uma tigelinha, dissolva o café solúvel na água quente.
Incorpore aos poucos o chocolate derretido e o café dissolvido no creme de manteiga.

Montagem:


Sobre o prato de servir coloque um dos bolos, com o lado reto (onde estava o papel manteiga)  para cima. Com uma espátula distribua um terço do creme e cubra com o outro bolo, esse com o lado arredondado para cima. Cubra as laterais e o topo com o restante do creme. Deixe gelando por pelo menos 1 hora antes de cortar. Ah, e se você fizer na véspera, mantenha na geladeira, mas retire 1 hora antes de servir.

*buttermilk caseiro:  para 1 xícara de leite integral, adicione 4 colheres de chá de suco de limão ou vinagre branco. Deixe descansar em temperatura ambiente por 10 a 15 minutos, até ficar com a aparência de leite talhado;

rende um bolo de duas camadas com 20cm de diâmetro e 10cm de altura. Você vai precisar de 2 fôrmas redondas de 20cm de diâmetro.  












Fonte: A Cozinha Coletiva

Nenhum comentário:

Postar um comentário