quarta-feira, 17 de julho de 2013

Gengibre Cristalizado

O gengibre é muito conhecido por suas propriedades medicinais como antiinflamatório, antigripal, digestivo, expectorante, antibiótico e outros. Aqui em casa  fazemos muito uso do gengibre em chás e o cristalizado que é tão fácil fazer e muito eficaz principalmente para as crianças, quando elas estão com gripe, dor de garganta ou tosse. 
  



Ingredientes:

500 g de gengibre fresco
2 xícaras de açúcar refinado
120 ml de água

Modo de preparo:

Descasque o gengibre, corte em fatias finas e coloque numa panela, cobrindo com água. Ferva e jogue fora a água ou faça um chá… Cubra novamente com água, ferva e escorra numa peneira.
Na mesma panela, misture o açúcar e os 120 ml de água, mexa para dissolver. Leve ao fogo, acrescente o gengibre e deixe cozinhando sem mexer. Quando começar a secar, mexa bem. Assim que a água secar completamente, ficando esbranquiçado, desligue o fogo e mexa bem para agregar o açúcar. Despeje o conteúdo numa assadeira e revolva para soltar o gengibre. Desfaça algum torrão que se formar. Deixe esfriar e embale.
Deverá sobrar uma pequena quantidade de açúcar. Peneire para separar e aproveite esse açúcar aromatizado para colocar em bolos e similares.


Nenhum comentário:

Postar um comentário