sexta-feira, 5 de julho de 2013

Dobradinha com Feijão Branco

Há quem ame e quem não suporte. Infelizmente não dá para prepará-la em pequena quantidade, é como feijoada que se prepara para um número razoável de pessoas, mas, há a opção de ser congelada. Sempre pensei que a dobradinha fosse um prato genuinamente paulista, mas não é. A dobradinha é um prato de Portugal, que encontrou aqui tantos apreciadores e que já foi incorporado ao cardápio regional. E como cada pessoa ao fazer uma receita tão popular, sempre tem sua maneira particular de prepará-la, eu vou mostrar a minha:


Ingredientes:

500 g de feijão branco
700 g de bucho
500 g de músculo bovino
100 g de bacon cortado em cubinhos
1 linguiça calabresa picada em rodelas
1 linguiça portuguesa picada em rodelas
1 paio picado em rodelas
500 g de costelinha de porco salgada
1 cenoura picada
1 pimentão vermelho picado em tirinhas
1 cebola grande picada
3 dentes de alho amassados
1 pimenta dedo-de-moça sem sementes picadinha
Cheiro-verde a gosto
2 folhas de louro
1 tablete de caldo de galinha ou de legumes
½ repolho picado grosseiramente
Suco de 1 limão
Suco de 1 limão e a casca para cozinhar com o bucho
½ colher (sopa) de bicarbonato de sódio para cozinhar com o bucho
1 rama de canela
½  xícara de óleo de milho
Azeite de oliva para finalizar

Modo de preparo:

Bucho:

Retire todo o sebo do bucho, lave em água corrente, corte em tirinhas e esfregue o suco de limão e reserve por uns 15 minutos. Lave novamente. Coloque-o  numa panela de pressão e cubra com água. Esprema o outro limão e aproveite a casca para cozinhar junto com o bucho, acrescentando também 1 folha de louro, o caldo de galinha ou legumes, o bicarbonato de sódio e a rama de canela. Leve para cozinhar por aproximadamente 30 minutos. Escorra o bucho e descarte a água, a casca do limão, o louro e a canela. Deixe esfriar e reserve.

Costelinha de porco:

Lave bem a costelinha em água corrente e deixe de molho de um dia para o outro. Afervente por 10 minutos de cada vez,  trocando de água por três vezes – sempre colocando água fervente para não alterar o sabor da carne. Reserve.

Feijão branco:

Escolha o feijão, lave e cozinhe-o junto com o músculo e o bucho (já pré-cozido, frio e reservado), a outra folha de louro, até que fiquem macios – mais ou menos 40 minutos. Reserve.

Em uma frigideira grande, coloque o óleo para esquentar, frite o bacon, a cebola e o alho.  Junte a pimenta, as linguiças, a costelinha de porco e o paio e deixe fritar um pouco. Junte os tomates, mexa bem e adicione a cenoura e o pimentão. Junte esse refogado ao feijão branco, adicione o cheiro verde. Prove o sal se precisar coloque mais um pouco. Deixe em fervura até que a cenoura fique macia, os sabores fiquem incorporados e o caldo engrosse.

À parte, cozinhe o repolho “al dente”, regue com azeite. Sirva com arroz branco e uma salada de folhas ou simplesmente com fatias de pão, torradas com azeite e alho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário