sábado, 6 de julho de 2013

Camarão Empanado ao Molho Agridoce

A China possui uma das mais exóticas e conhecidas culinárias de todo o mundo. Na maioria das grandes e médias cidades do planeta, é possível encontrarmos algum restaurante chinês, mesmo que seja um fast-food. A principal característica de culinária chinesa é o contraste das cores, aromas e sabores de cada prato, uma tradição baseada no yin e yan: os pólos contrários se complementam. É comum vermos a mistura de pratos doces e salgados, picantes e agridoces, quentes e frios, etc.

Para os chineses, a cor, o aroma e o sabor dos alimentos possuem a mesma importância. Por isso são usados ingredientes específicos, como o alho-poró, o gengibre e a pimenta, que conferem um aroma bastante agradável aos pratos, que também são bastante coloridos.

A culinária da parte norte da China (inclusive de Pequim) se caracteriza principalmente pela importância das massas e frituras: talharim, pastéis, bolinhos de carne, etc. Já os pratos da região do sul do país são bastante variados. Não é novidade a utilização de iguarias muito exóticas, como barbatanas de tubarão, carne de cachorro, cobras, escorpiões e gafanhotos. Tais hábitos, bastante exóticos para os padrões ocidentais, foram assimilados pelos chineses em virtude dos períodos de pobreza, guerra e carência alimentar por que passaram ao longo da história.

Para comer, os chineses usam instrumentos parecidos com o hashi japonês, que segundo eles, tornam a comida mais saborosa. Geralmente, os mesmos não gostam de tomar bebidas junto com as refeições; dão preferência à sopa de soja.

Selecionei uma receita que caiu no gosto ocidental: Camarão Empanado ao Molho Agridoce. Uma receita versátil. Pode ser servido com uma salada de entrada ou até mesmo como prato principal.

Ingredientes:

20 camarões grandes sem casca e sem cabeça (com rabo)
Sal, a gosto
Pimenta-do-reino, a gosto
Cebolinha-verde, a gosto
Óleo para fritar

Para empanar:

30 g de farinha de trigo
15 g de amido de milho
350 ml de água
1 ovo
5 ml de óleo de soja
10 g de fermento químico em pó
1 pitada de sal

Molho Agridoce:

200 ml de vinagre branco
200 ml de água
50 g de extrato de tomate
1 colher (sopa) de molho inglês
1 colher (café) de colorau
1 pitada de sal
200 g de açúcar
30 g de amido de milho

Modo de preparo:

Limpe o camarão, abra com uma faca afiada a parte das costas do camarão, mas sem cortar por completo, fazendo com que fique aberto como uma borboleta. Seque-os em papel-toalha e tempere-os com sal e pimenta-do-reino. Passe na massa para empanar e frite com cuidado em óleo quente dos dois lados, sem deixar dourar. Retire do óleo, espere esfriar uns minutinhos e frite-os novamente, para que fiquem bem crocantes. Sirva acompanhado do molho agridoce e polvilhe com cebolinha verde.

Para empanar:

Misture a farinha, o amido de milho e o sal. Acrescente o ovo e a água até dar o ponto da massa. Assim que estiver uma massa homogênea, acrescente o óleo. Coloque o fermento na massa um pouco antes de fritar o camarão.

Molho Agridoce:

Misture o vinagre com a água e deixe aquecer. Acrescente o extrato de  tomate, o molho inglês, o colorau, o sal, o açúcar e deixe ferver. Abaixe o fogo, retire a espuma formada e acrescente aos poucos o amido de milho dissolvido em água, mexendo sempre para a mistura ficar homogênea. O molho estará pronto assim que começar a levantar fervura.







Fonte: Chef Thompson Lee

Nenhum comentário:

Postar um comentário