quarta-feira, 24 de julho de 2013

Bolo de Batata de Frigideira


Esta receita prova que, mesmo com ingredientes simples que você sempre tem à mão, é possível fazer uma refeição saudável e saborosa. Esse bolo de batata de frigideira, uma espécie de prima mais generosa da omelete, pode ser preparado com legumes, queijos, carnes ou o que mais a sua imaginação, ou estômago, mandar. 




Ingredientes:

1 kg de batatas cozidas
2 colheres (sopa) de óleo
300 g de carne moída
1 cebola picada
Orégano, a gosto
¾ xícara de purê de tomate
2 colheres (sopa) de cheiro-verde picado
¼ xícara de azeitonas verdes cortadas em lascas
1 lata de ervilhas escorridas (usei 1 lata de milho verde escorrido)
Sal, a gosto
1 ovo
¾ xícara de farinha de trigo
Farinha de rosca para polvilhar

Modo de preparo:

Prepare o recheio colocando numa frigideira média o óleo e a carne. Frite mexendo de vez em quando até a carne perder a cor vermelha. Adicione a cebola. Misture bem. Junte o purê de tomate e mexa bem. Acrescente o cheiro-verde, a ervilha ou o milho e a azeitona. Misture. Cozinhe até a carne ficar macia. Tempere com sal. Retire do fogo e reserve. Passe as batatas ainda quentes, pelo espremedor. Acrescente o ovo. Misture. Junte a farinha de trigo e mexa bem. Unte com óleo a mesma frigideira (já limpa) e polvilhe com farinha de rosca. Coloque a metade do purê de batata e vá espalhando, no fundo da frigideira, com uma colher molhada com água. Recheie com a carne preparada. Cubra com o restante do purê, alisando com a colher umedecida. Polvilhe com mais farinha de rosca. Despeje um filete de óleo nas bordas do bolo de batata. Leve ao fogo baixo por uns 15 minutos até dourar. Vire o bolo sobre um prato e vire novamente colocando na frigideira para fritar do outro lado. Frite por mais 15 minutos e sirva com salada de folhas verdes.

Obs.: A carne moída pode ser substituída por frango desfiado, camarão, salame com queijos picados, bacalhau ou carne seca desfiada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário