quarta-feira, 10 de julho de 2013

Banana Caramelada

A banana caramelada é de origem chinesa, mas tem presença em muitos cardápios japoneses. Banana envolta numa massa muito parecida com a massa de crepe,  frita e coberta com calda de caramelo sendo servida com sorvete. Experimente!








Ingredientes:

Bananas:

4 bananas nanicas
Óleo de milho para fritura
Sorvete de creme como acompanhamento

Caramelo:

200 g de açúcar refinado
80 ml água

Massa para empanar:

300 g de farinha de trigo
15 g de amido de milho
350 ml de água
1 ovo
5 ml de óleo de milho
10 g de fermento químico em pó
1 pitada de sal

Modo de preparo:

Calda de caramelo:

Misture o açúcar com a água e leve ao fogo até começar a dourar. Quando chegar ao ponto, retire a panela do fogo e coloque-a em cima de um pano de prato dobrado em quatro, umedecido com água, para não queimar a calda e nem passar do ponto. Se começar a endurecer, volte ao fogo baixo até amolecer. Controle a temperatura para evitar queimar o caramelo.

Massa para empanar:

Misture a farinha, o amido de milho e o sal. Acrescente o ovo e a água até dar o ponto da massa. Assim que estiver homogênea, adicione o óleo. Um pouco antes de fritar as bananas coloque o fermento.

Bananas:

Corte cada banana angulada em 4 pedaços, passe pela massa e frite. Depois, retire da fritura e mergulhe no caramelo. Retire, então, da calda e deixe esfriar sobre uma folha de papel manteiga ou silpat. Nessa hora, se desejar, você pode polvilhar gergelim por cima das bananas.  Sirva acompanhadas de sorvete de creme


Um comentário: