terça-feira, 11 de junho de 2013

Red Velvet Cake



Apesar do nome e da tonalidade: vermelho-paixão, o Red Velvet não é de morango ou framboesa, mas sim de puro chocolate. A verdadeira origem do bolo é um mistério. Alguns afirmam que a primeira aparição do “Red Velvet Cake” foi no menu do Hotel Waldorf Astoria, em Nova Iorque, por volta de 1920. Já outros garantem que sua história começou na padaria da loja Eaton, no Canadá, no mesmo período. O fato é que o bolo tornou-se muito tradicional nas mesas americanas e conquistou amantes em todo o mundo. 






Ingredientes:

Massa:

2 ½ xícaras de farinha de trigo
2  xícaras de açúcar refinado
1 colher (sopa) de fermento em pó
1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
1 xícara de manteiga sem sal, em temperatura ambiente
1 colher (sopa) de vinagre branco
1 pitada de sal
¼ xícara de cacau em pó
1 xícara de buttermilk (1 xícara de leite integral com 1 colher (sopa) de suco de limao. Misturar e aguardar 10 minutos antes de utilizar)
1 colher (sopa) de essência de baunilha
2 ovos grandes, em temperatura ambiente
1 colher (chá) de corante alimentício em gel vermelho

Recheio e cobertura:

100 g de manteiga sem sal, em temperatura ambiente
300 g de cream cheese, em temperatura ambiente
150 g de açúcar de confeiteiro, peneirado
1 colher (chá) de baunilha

Modo de preparo:

Massa:

Coloque na tigela da batedeira a manteiga e o açúcar e bata até formar um creme. Em seguida, adicione os ovos um a um batendo bem após cada adição. Em outra tigela, peneire a farinha, o chocolate em pó, o bicarbonato, o fermento e o sal. Adicione alternadamente o buttermilk, a baunilha, começando e terminando com a mistura dos secos. Ainda na batedeira, em velocidade baixa, adicionar o vinagre branco e o corante alimentício. Colocar em forma untada e enfarinhada de 20 cm de diâmetro com 7 cm de lateral. Forno pré-aquecido a 180º por cerca de 30 minutos.

Recheio e cobertura:

Na batedeira, bater o cream cheese e a manteiga em velocidade baixa, até formar um creme. Junte a baunilha e o açúcar aos poucos, sem parar de bater, até incorporar tudo.

Montagem:

Dividir o bolo em três discos. Coloque a primeira camada de bolo em seu prato e espalhe por cima parte do recheio. Arrume a segunda camada do bolo e novamente espalhe outra parte do recheio. Coloque a última camada do bolo e espalhe a cobertura por cima e coloque o bolo esfarelado na lateral. Leve à geladeira por no mínimo 2 horas antes de cortar e servir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário