quarta-feira, 26 de junho de 2013

Bolo de Baileys



“Eu criei esse bolo para o Dia das Mães porque minha mãe adora doces com Baileys. Licor cremoso, com baixo teor alcoólico, que lembra quase uma sobremesa... O bolo é como ela gosta: massa, recheio e calda com Baileys, e coberto com marshmallow. O licor irlandês, feito a partir do whisky (com nata), por isso sua cremosidade. A cobertura cor-de-rosa, sem grandiosas decorações – apenas uma rosa natural, que alimenta-se da umidade do marshmallow. Simples, gostoso e bonito – como amor de mãe : )) 










Ingredientes:

Massa:


- 2 ovos
- 1 xícara de açúcar
- ½ xícara de manteiga
- ½ xícara de licor Baileys
- ¼ de xícara de água mineral
- 1-1/2 xícara de farinha de trigo peneirada com
- ½ colher (sopa-medida) de fermento em pó
- 1 colher (chá) de baunilha
- 1/3 de colher (chá) de sal
Recheio:
 
- 1 lata de leite condensado
- 2 medidas dessa lata, de leite
- ½ xícara de Baileys
- 5 colheres-medida niveladas (sopa), de amido de milho
- pitada de sal
Calda:
- 2/3 de xícara de açúcar
- 1-1/2 xícara de água
- 1/3 de xícara de Baileys
Marshmallow:
 
- 2 claras
- 1-1/3 xícara de açúcar
- 1/2 xícara de água
- 1 colher (sopa) de “Karo”
-  raspas de limão e 1 colher (sopa) de sumo de limão
- 1 colher (chá de baunilha)
- ¼ de colher (chá) de sal
- Corante em gel (opcional)
Modo de preparo:
Massa:
 
Pré-aqueça o forno em 180°. Unte uma forma redonda de aro removível de mais ou menos 22/23 cm de diâmetro (não pode ser muito larga, pois o bolo precisa ter uma certa altura que permita cortá-lo 2 vezes, perfazendo 3 camadas). Forre o fundo com papel-manteiga cortado do mesmo tamanho.Unte o papel e enfarinhe.
(Se não tiver o papel, unte o fundo generosamente com manteiga ou margarina – em seguida, enfarinhe, para que desenforme bem). Na tigela da batedeira, bata até ficar um creme claro e fofo – os ovos, o açúcar e a manteiga. Raspe as bordas da tigela. Bata em velocidade média, alternando farinha de trigo peneirada c/ o fermento, o Baileys e a água. Acrescente a baunilha e o sal. Despeje a massa na forma preparada e leve ao forno por cerca de 40 minutos, ou até que enfie um palito e saia seco. Retire do forno, espere 15 minutos, enfie uma faquinha pelas bordas, abra o aro, e vire o bolo num prato , retirando o papel-manteiga. Vire novamente o bolo no na peça que serve de fundo da forma de aro removível. Espere esfriar para cortá-lo em camadas.

Recheio:

Coloque todos os ingredientes numa panela e misture bem com um fouet. Leve ao fogo médio/baixo, mexendo sempre, até engrossar. Transfira para um prato (para resfriar mais rapidamente), e por cima cubra com plástico-filme, aderindo à superfície (para o creme não formar película). Leve ao freezer por 15/20 minutos, ou até esfriar. Mexa delicadamente com o fouet (não bata, para que o creme não se torne mais líquido – isso acontece quando se bate cremes feitos à base de amido).


Calda:

Numa panela, coloque a água e o açúcar e deixe ferver em fogo baixo, por uns 4/5 minutos. Só então acrescente o Baileys (não ferva junto, pois além do álcool evaporar, a calda vai talhar). Aplique ainda quente, nas camadas do bolo.
Marshmallow:

Numa panela coloque o açúcar, a água e o “Karo”. Ferva por uns 6/7 minutos, ou até que a calda esteja em ponto de fio (as bolhas se formarão mais devagar na ebulição)
Na batedeira, bata as claras em neve, e vá acrescentando a calda aos poucos, sem parar de bater. Acrescente as raspas/sumo de limão, o sal e a baunilha. Nesse momento, se utilizar o corante, você coloca uma pontinha de colherzinha de café – e continua batendo. Raspe as bordas da tigela, bata mais um pouco.


Montagem:

Corte o bolo DUAS vezes, perfazendo 3 camadas. No prato de servir, posicione o aro da forma (sem o fundo). Coloque a camada de baixo do bolo, molhe com a calda fervente, espalhe 1/3 do recheio, e faça assim até terminar as camadas. Por cima do bolo espalhe o último terço do creme. Leve ao freezer por 4/50 minutos, para firmar.
Retire o aro e cubra com o marshmallow. Neste bolo eu apenas espalhei com uma espátula, fiz pequenos “picos” no marshmallow, e enfeitei com uma rosa e folhas naturais. Deixe na geladeira até servir.

Nota:
- O Baileys utilizado na massa e no recheio perdem seu teor alcoólico pelas elevadas temperaturas. Portanto, pode servir às crianças. O Baileys utilizado na CALDA não é fervido (para que não talhe). Se crianças forem comer, omita-o na calda.
- Se quiser dobrar a receita, use forma com 27cm de diâmetro.
 

Fonte: Bolo em homenagem ao Dia das Mães para D. Esther, criado por sua filha
Helena Gasparetto

Nenhum comentário:

Postar um comentário