quarta-feira, 19 de junho de 2013

Bolo de Abacaxi Festivo

Tão lindo e simples ao mesmo tempo, me chamou a atenção, e me senti tão bem enquanto o preparava! Bolos de camadas são um dos doces que mais gosto de fazer e ao terminar de espalhar a cobertura sobre o bolo pensei com os meus botões: “eu devia fazer bolos assim mais frequentemente, com ou sem aniversários”, afinal de contas, tenho tantas receitas divinas em casa que seria um desperdício deixar de prepará-las...









Ingredientes:

Calda:

1 abacaxi
1/2 xícara de açúcar
1 xícara de água

Misture o açúcar e a água numa panela e junte o abacaxi cortado em fatias. Ferva por uns 5 minutos, retire do fogo e deixe esfriar. A calda deverá ser usada para molhar o bolo e também para a massa. Caso não seja suficiente para a quantidade pedida na massa, complete com água ou leite.

Massa:


6 ovos
2 e 1/2 xícaras de açúcar
3 xícaras de farinha de trigo
1 colher de sopa de fermento em pó
1 e 1/2 xícaras da calda do abacaxi
100 g de manteiga ou margarina

Pré-aqueça o forno. Esquente a calda com a manteiga até derreter. Bata as claras em neve, junte as gemas, uma a uma, batendo bem. Junte o açúcar e bata até ficar fofo e claro. Peneire a farinha e fermento por cima dos ovos, misture um pouco e junte a calda com manteiga reservada (quente). Misture tudo sem bater e despeje em 1 assadeira de 34 cm de diâmetro untada e enfarinhada ou forrada com papel manteiga culinário. Asse em forno moderado por aproximadamente 40 minutos até que espetando um palito este saia limpo. Deixe esfriar em uma grade.


Recheio:

1 lata de leite condensado
1 lata de leite integral
3 colheres de sopa de amido de milho
metade do abacaxi em calda picado miúdo

Leve tudo ao fogo (menos o abacaxi), mexendo sempre até ferver e engrossar. Retire do fogo e junte o abacaxi. Deixe esfriar. 

Cobertura:

500 ml de creme de leite fresco bem gelado
4 colheres de sopa de açúcar
2 colheres de chá de essência de baunilha.
Coroa do abacaxi e cerejas e confeitos prateados para decoração

Bata o creme de leite com o açúcar até ponto de chantilly, junte a baunilha e misture.


Montagem:

Corte o bolo ao meio, molhe com o restante da calda de abacaxi, Recheie com o creme de abacaxi e sobreponha à outra metade do bolo. Molhe novamente e cubra com chantilly. Decore com bico pitanga, confeitos prateados e com a coroa do abacaxi faça uma flor estilizada com 5 pétalas menores embaixo e 5 pétalas maiores em cima, e algumas cerejas. Deixe na geladeira até a hora de servir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário