sábado, 6 de abril de 2013

Ensopado de Músculo com um Toque de Limão

Superprático, delicioso e saudável, o músculo é a estrela nesse ensopado feito na panela de pressão. Fica pronto num palito! As raspas de limão e o tomilho fresco dão um perfume original ao prato. Quem disse que segunda-feira tinha que ter comida sem graça?






Ingredientes:

1 kg de músculo
1 cebola
2 dentes de alho
1 tomate
2 colheres (sopa) de óleo
½ limão
3 xícaras de água
Sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
2 ramos de tomilho fresco
3 colheres (sopa) de manteiga
3 colheres (sopa) de farinha de trigo

Modo de preparo:

Numa tábua, pique fino a cebola e depois o alho. Reserve. Lave e descasque o tomate com uma faquinha. Com uma colher, retire as sementes e pique grosso a polpa. Reserve. Na tábua, corte o músculo em cubos de cerca de 3 cm, retirando o excesso de gordura.
Leve uma panela de pressão ao fogo médio. Quando esquentar, regue com ½ colher (sopa) de óleo. Junte 1/3 da carne e deixe dourar. Misture para dourar de todos os lados e transfira para um prato. Repita o procedimento com o restante da carne. Na mesma panela, agora sem a carne, abaixe o fogo e regue com mais ½ colher (sopa) de óleo. Junte a cebola e misture bem por 2 minutos. Sem seguida coloque o alho, o tomate picado e as folhas de tomilho. Misture bem por 2 minutos. Volte a carne e o líquido que se formou no prato para a panela com o refogado. Junte a água e aumente o fogo. Mexa bem com uma colher de pau ou uma espátula de silicone, para raspar bem o fundo da panela: essa crosta é que vai dar o sabor ao molho! Tempere com sal e pimenta-do-reino. Junte o caldo e as raspas de meio limão e tampe a panela. Quando começar a apitar, deixe cozinhar por 30 minutos. Leve uma frigideira ao fogo médio. Adicione 3 colheres (sopa) de manteiga e, quando começar a espumar, junte as 3 colheres (sopa) de farinha. Mexa vigorosamente por 2 minutos e desligue o fogo. (Essa mistura de farinha e manteiga chama-se roux, serve para engrossar caldos e molhos). Depois de desligar o fogo da panela de pressão, espere o vapor sair completamente antes de abrir a tampa. Com uma escumadeira, retire a carne da panela e transfira para um prato. Adicione o Roux (a mistura de farinha e manteiga) ao caldo que ficou na panela e misture bem com um fuê. Leve a panela ao fogo alto e continue mexendo, até começar a ferver. Volte a carne (e o caldo que se formou no prato) à panela e deixe cozinhar mexendo de vez em quando, até o molho encorpar. Verifique o sabor e, se preciso, tempere com mais um pouco de sal e pimenta-do-reino. Sirva a seguir.

Nota: Viver na pressão só a sua panela! Tem pessoas que não gostam do barulho que a panela de pressão faz. Eu considero a trilha sonora das cozinhas brasileiras.



Acompanhamento:
Arroz branco
Feijão Caseiro
Salada de folhas verdes
Purê de batata

Fonte: Rita Lobo


Nenhum comentário:

Postar um comentário