segunda-feira, 29 de abril de 2013

Bolo Inglês de Tâmaras e Água de Rosas



O que me fez escolher esta receita? As tâmaras ou a água de rosas? Os dois ingredientes. Tenho que confessar: o feeling oriental. O que te faz escolher uma receita? Costumo ir pelo conjunto. Nesta tarde fria de outono, a bebida que acompanha muito bem aqui é um chazinho de maracujá, que você encontra aqui no blog.






Ingredientes:

200 g de tâmaras sem caroço
200 g de farinha de trigo peneirada
100 g de farinha de amêndoas
200 g de manteiga sem sal em temperatura ambiente
4 ovos em temperatura ambiente
2 colheres (chá) de fermento em pó
1 colher (chá) de água de rosas

Modo de preparo:

Pré-aqueça o forno a 180º. Unte uma forma de bolo inglês e reserve. Ponha a manteiga e o açúcar em uma tigela e bata bem até a mistura ficar clara e leve. Acrescente os ovos, um a um, batendo bem entre cada adição. Por fim acrescente as farinhas, o fermento, as tâmaras e a água de rosas. Misture tudo delicadamente para que os ingredientes se integrem bem. Costumo colocar as tâmaras picadas aos poucos e jogo os pedaços um por um. Desta forma os pedaços ficam bem incorporados. Como você pode ver pela foto, o resultado são pequenas delícias incrustadas com tâmaras. Leve ao forno e deixe assar por aproximadamente 30 minutos. Faça o teste do palito. Quando pronto retire do forno e deixe esfriar na forma por 5 minutos antes de transferir para a grelha.

Nota: a receita original é feita em forminhas individuais, mas prefiro fazer em forma de bolo inglês, pois confere mais personalidade ao bolo.

Fonte: Valentina Jacome




Nenhum comentário:

Postar um comentário