quinta-feira, 21 de março de 2013

Risoles aos Quatro Queijos




O risoles aos quatro queijos fica em segundo lugar na minha preferência. Sequinho, dourado e crocante, como qualquer salgadinho frito, é considerado um vilão. Mas, se você apreciar  em ocasiões festivas e com moderação, que mal tem? O risoles aos quatro queijos, definitivamente, surpreendente! Quer saber qual é o primeiro? O de camarão com Catupiry.  Ah! Esse não tem prá ninguém...mas a receita fica prá outra ocasião...

 
Ingredientes:

Massa:

750 ml de leite integral
250 ml de água
100 g de manteiga sem sal
1 tablete de caldo de galinha
½ xícara de salsa picadinha
500 g de farinha de trigo peneirada
1 colher (chá) de sal

Recheio:

100 g de queijo gorgonzola amassado
250 g de queijo prato ralado
100 g de queijo parmesão ou provolone ralado
200 g de Catupiry
Orégano a gosto

Finalização:

Clara de ovo e farinha de rosca para empanar
Óleo de milho para fritar


Modo de preparo:

Recheio:

Misture todos os ingredientes e empregue.

Massa:

Em uma panela, leve ao fogo o leite, a água, a manteiga, o caldo de galinha esfarelado. Tempere com sal e a salsinha. Quando levantar fervura, despeje a farinha de trigo de uma só vez e mexa bem. Deixe cozinhar por mais alguns instantes e retire do fogo. Em uma mesa de trabalho, sove bem a massa (ela não deve grudar nas mãos). Quanto mais você sovar, mais macia ela ficará.

Montagem:

Com as mãos, modele uma bolinha com a massa. Aperte-a com os dedos formando uma circunferência de no máximo 2 mm de espessura. Coloque o recheio e junte as bordas e aperte dando formato de meia lua.  Repita o procedimento com toda a massa. Passe os risoles na clara ligeiramente batida e em seguida na farinha de rosca. Enquanto isso, aqueça o óleo a 175oC (use um termômetro culinário, é bem baratinho e muito útil). Assim que atingir essa temperatura, frite os risoles até dourarem na parte de baixo, e usando uma escumadeira, vire-os com cuidado, para dourarem do outro lado. Escorra em papel absorvente e sirva quentinho.

Fonte: Álvaro Rodrigues






Nenhum comentário:

Postar um comentário