sábado, 30 de março de 2013

Pão de Torresmo



O pão de torresmo é receita italiana, uma herança da imigração italiana no Brasil. Se tornou o pão popular na mesa dos paulistanos.Tem um aroma todo especial e gosto de comida da fazenda. Existe coisa melhor do que cheirinho de pão assado?









 
Ingredientes:

Massa:

30 g de fermento biológico fresco
20 g de açúcar refinado
250 ml de água morna
2 colheres (sopa) de banha de porco ou manteiga ou margarina
1 ovo
2 colheres (sopa) de leite em pó
500 g de farinha de trigo – aproximadamente
1 colher (sopa) de sal
2 gemas para pincelar

Recheio:

2 colheres (sopa) de margarina para folhar
500 g de torresmo processado

Modo de preparo:

Dissolva o fermento fresco no açúcar até se tornar liquido. Acrescente a água morninha e dissolva bem o líquido grosso de fermento. Acrescente a banha de porco, o ovo e o leite em pó. Acrescente um pouco de farinha de trigo. Só então coloque o sal. Vá secando a massa com farinha até que seja necessário sovar na bancada. Trabalhe o pão com uma mão na massa e a outra com espátula (a que se usa para temperar chocolate no granito), para facilitar. Não seque demais, ficando homogênea, lisa, levemente pegajosa e seca por fora, boleie, cubra com pano e deixe descansar até dobrar de volume. Dobrou de volume, devolva na bancada de granito enfarinhada e abra com o rolo e aplique a margarina para folhar. Em seguida espalhe parte do torresmo sobre a massa (deixe um pouco para finalizar) e dobre em 4 partes. Abra novamente a massa com o rolo, corte em tiras do tamanho desejado e enrole formando roscas. Pincelar com gemas, passando o torresmo restante em cima. Coloque-as na forma e deixe que cresçam por 30 minutos.  Ajeite no tabuleiro untado com manteiga e polvilhado com farinha de trigo. Forno pré-aquecido a 180º. Leve para assar por cerca de 30 minutos ou até que estejam assadas e douradas.

Fonte: Benjamin Abrahão

2 comentários:

  1. Bom dia. Ontem descobri e fiz esta receita. Sou filho de italianos e este pão me lembrou muito aqueles que minha mãe fazia.
    Fiz exatamente esta receita e o resultado foi um pão maravilhoso, macio, com um aroma incrível. Não teve quem não gostasse.
    Guido

    ResponderExcluir
  2. Amo.benjamin.abrao.filho.dele.seu.paiera.uma.pessoa.com.quem.aprendi.fazer.varios.paes.delicioso.cada.receita.ele.esta.presente.em.minha.memoria

    ResponderExcluir