quinta-feira, 21 de março de 2013

Filé Wellington

Momento de descontração durante participação no programa Cozinha Amiga da TV Gazeta, onde fui recebida com muito carinho por toda a equipe. Neste dia, foi preparada uma sugestão para um jantar mais elaborado, cuja receita estou compartilhando com os amigos.









 O filé mignon é uma carne nobre, muito macia e saborosa. Nesta receita, ela vem acompanhada de um delicioso molho de ervas, de vinho e redução de aceto balsâmico. A massa folhada lhe confere a crocância e com recheio de presunto e cogumelos ganhou ares sofisticados...
 
Ingredientes:

800 g de filé mignon
300 g de massa folhada

Recheio:


150 g de cogumelo-de-paris
150 g de cogumelo shitake
5 dentes de alho
Azeite a gosto
1 cebola grande picada
300 g de presunto de Parma ou cru
Sal e pimenta-do-reino a gosto

Para Pincelar:

1 colher (sopa) de mostarda de Dijon
3 gemas peneiradas

Molho:

1 cebola roxa picada
½ cebola branca picada
3 dentes de alho amassados
1 colher (sopa) de alecrim seco
3 folhas de louro
50 ml de redução de aceto balsâmico
50 ml de vinho tinto seco
50 ml de vinho do Porto tinto
100 g de manteiga
Ramos de tomilho fresco a gosto
Sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de Preparo:

Carne:

Tempere a carne com sal e pimenta-do-reino. Coloque o azeite em uma panela bem quente e doure o filé de todos os lados, evitando espetá-lo com um garfo ou faca. Depois de pronto, enrole o filé em um pano e seque bem. Pegue o filé ainda enrolado no pano e deixe descansar na geladeira enquanto prepara o molho e recheio.

Recheio:

Passar os cogumelos no processador e reservar. Refogar o alho e as cebolas, acrescentar os cogumelos e temperar com sal e pimenta-do-reino. Reservar. Abrir um pedaço de papel filme e distribuir as fatias de presunto cru. Por cima, espalhar a pasta de cogumelos. Colocar o filé e enrolar no papel filme. Voltar para a geladeira, ou no freezer (caso seu tempo seja curto) até que fique firme. Abrir a massa folhada e pincelar com metade das gemas. Desembrulhar a carne e envolver com a massa folha. Corte o excesso e use para decoração. Pincele novamente por fora e leve ao forno pré-aquecido a 200º por cerca de 40 minutos.

Molho:

Em uma frigideira, refogar as cebolas e o alho. Adicionar as ervas e finalizar com o aceto balsâmico e com o vinho tinto. Deixar no fogo até reduzir. Bater no liquidificador com a manteiga. Voltar ao fogo para terminar de apurar os sabores.

Fonte:Chef Thyrso/Cozinha Amiga - TV Gazeta






































Nenhum comentário:

Postar um comentário