terça-feira, 19 de março de 2013

Colomba Pascal



A generosidade em compartilhar, a simpatia e honestidade são elementos hereditários que podemos sentir. É o caso de Felipe Benjamin Abrahão, que, com muita paciência e sem esconder nenhum segredo nos ensinou mais uma receita de família que com certeza, também fará parte também da nossa mesa nesta Páscoa.










Ingredientes:


Massa:

4 colheres (sopa) de água
30 g de fermento biológico fresco
500 de farinha de trigo
100 g de manteiga
100 g de açúcar
1 colher (café) de sal
5 gemas
3 colheres (sopa) de mel
½ copo de leite gelado
Essência de laranja à gosto ou raspas de 1 laranja
1 xícara de uvas passas
1 e ½ xícara de frutas cristalizadas
Óleo para trabalhar a massa

Cobertura:

250g de castanhas de caju bem trituradas
Castanhas de caju ou nozes para polvilhar
1 e ½ copo americano de açúcar de confeiteiro
5 claras
Fios de ovos e cerejas (opcional)

Modo de preparo:

Massa:

Coloque o fermento em um pequeno recipiente e esfarele com as mãos. Adicione duas colheres de farinha, quatro colheres de água e misture. Reserve essa pequena massa por 20 minutos, até que ela cresça. É essa massa (chamada de esponja, pelo aspecto) que vai fazer com que a colomba fique macia. Em uma superfície de pedra,coloque o restante da farinha de trigo e junte a massa de fermento reservada, a manteiga, o açúcar, o sal, as gemas e o mel. Misture a massa e vá acrescentando o leite aos poucos (cuidado para não colocar muito e perder o ponto da massa, que deve ficar maleável, mas não muito mole). Nesse momento, acrescente duas colheres de sopa de essência de laranja ou a raspa da fruta. Sove a massa até desgrudar da mão. Em seguida termine de trabalhar a massa na   batedeira por cerca de 15 minutos, utilizando o batedor de gancho,  até chegar ao ponto de véu, ou seja, até que possa ser esticada, sem se romper, mas transparente. Acrescente as uvas passas e as frutas cristalizadas e incorpore delicadamente à mistura. Usando óleo nas mãos e na bancada  para trabalhar a massa. Divida-a em tres partes e deixe descansar por 10 minutos. Corte ao meio cada pedaço de massa. Com pouco mais da metade de uma das porções, faça um rolo e acomode-o no meio da fôrma própria para colomba (à venda em lojas de confeitaria). Divida os outros pedaços em dois e coloque nas partes menores da fôrma. Faça o mesmo com as outras partes da massa e preencha as outras duas fôrmas da mesma maneira. Deixe a massa descansar de 30 à 50 minutos, para crescer. Lembre-se que no calor a massa cresce mais rápido, por isso, se preferir, cubra a massa com um pano de prato seco e limpo.

Cobertura:

Enquanto a massa cresce, prepare a cobertura: coloque em um recipiente a castanha de caju triturada e metade do açúcar de confeiteiro. Em seguida, acrescente as claras e misture bem. Coloque a cobertura sobre as colombas. Antes de levá-las ao forno, salpique mais castanha de caju ou nozes e peneire a outra metade do açúcar de confeiteiro. Leve ao forno médio pré-aquecido 180º por 30 minutos. Se você optar por colocar fios de ovos e cerejas, espere as colombas esfriarem para fazê-lo.

Rendimento: 3 colombas de 500 g cada

Nenhum comentário:

Postar um comentário